Dicas para se tornar um leitor ativo

Hoje trago um artigo mais sério e que me deixa deveras preocupada. Aos que não sabem, nosso país é um dos que possuem poucos leitores ativos, e sim, existem os leitores passivos!

Konachan.com - 202460 animal bird book joseph_lee long_hair pixiv_fantasia

Todo mundo lê diversas placas, sites e posts em redes sociais e não vamos esquecer as letras de música. Tudo isso é necessário para seguir o dia a dia e claro, entender o que músicas estrangeiras significam ou praticar para aprender perfeitamente uma música brasileira, mas porque é que eu ainda escuto gente me dizendo “Ahh, eu até queria ler, mas é chato! Tem muito texto!” “É muito longo!” “Não é como um filme que tudo tem movimento!” “Eu tenho preguiça!”.

São quase infinitos os motivos que as pessoas dão para não gostar de ler e nem começar. E isso é preocupante.

E não são só os jovens e adultos que não leem com frequência, mas as crianças também.  Talvez em parte seja porque na escola são obrigados a fazer leituras que realmente podem achar chatas e não sabem utilizar serviços como a biblioteca para procurar algo que os agradem, ou talvez seja por falta da influência de dentro de casa que é uma das mais importantes, mas uma coisa é certa: Todo mundo deve desfrutar dos prazeres da literatura.

Mas esse não é um blog sobre qualquer tipo de literatura, é um blog sobre mangás e light novels, um blog sobre essa leitura que engloba todo tipo de tema e gênero e que está sempre ali de braços abertos para qualquer tipo de leitor.

Então…porque não ler mangás? Ninguém está dizendo que não se deva assistir aos animes, mas de novo, porque não ler os mangás? E ainda mais, as light novels!

Todo mundo já sabe que se deve ler o que gosta, mas nunca se limitar só a um tipo de leitura. Por exemplo, muita gente gosta de ler apenas shoujos e não tem nada de errado nisso, mas que tal começar a experimentar os joseis? Se tu gosta muito de shounen, que tal misturar um pouco de seinen e uma pitada de sci-fi? Se tu gosta de comédia, porque não explorar um humor mais refinado ao invés da comédia simples? É sempre interessante explorar outros tipos de leitura, se não gostar não tem problema, mas é sempre bom se manter lendo coisas novas!

E agora vamos as instruções! Siga essas dicas e eu garanto que logo logo vai se tornar um leitor tão viciado nisso quanto eu!

Konachan.com - 201476 book brown_hair kinugasa_yuuichi long_hair original phone seifuku socks sunset

  1. Pratique

Para ler é preciso…ler! Comece analisando muito bem o material que você acha que quer ler. Sempre leia resumos, sinopses, até resenhas de outras pessoas para ver se é o que tu procura. Comece com leituras com uma linguagem que tu acha simples e compreensível e daí vá evoluindo para outras coisas.

Faça da leitura um hábito diário e um vício louco! Sempre reserve um local tranquilo afastado das tentadoras tecnologias. Desligue a TV, acenda as luzes ou deixe entrar luz natural no local escolhido e apenas se concentre na sua leitura o máximo que conseguir, lendo um número maior de páginas a cada dia.

Tente desaprender a ler dinamicamente. Quando lemos apenas por necessidade no dia a dia, acabamos lendo só algumas palavras chave e desenvolvendo um contexto com nenhuma ou pouca e errada interpretação. Leia todas as palavras do começo ao fim de cada linha com calma e repita até absorver.

  1. Explore a leitura

O mundo dos mangás e light novels é vasto e como dito acima, é sempre bom ir explorando outras histórias e conhecer novos mundos e gêneros diferentes. Muitas leituras enriquecem nosso vocabulário e sabedoria e tornam as próximas mais fáceis.

  1. Leia ativamente

Só ler e se jogar em um mundo mágico não é suficiente, seja também um leitor ativo e crítico. Quando ler, faça anotações, questione os eventos, grife ou destaque de outra forma que prefira as partes que mais te agradaram por qualquer motivo que seja. Faça anotações sobre o que acha que devia acontecer e dúvidas que gostaria que fossem respondidas e não foram.

A cada trecho lido, pare um momento e imagine os locais, personagens e emoções descritos. Tente sentir os cheiros, ver as cores e ouvir os sons.

  1. Use a leitura como inspiração

Naqueles dias ruins em que estamos muito desanimados, uma boa leitura de algum assunto que amamos profundamente pode melhorar nosso estado de espírito.

  1. Crie uma lista de leitura ou a pilha de leitura

Sem importar a velocidade com a qual se lê, já que é vital absorver completamente o material lido, aproveite os tempos entre leitura e que estejam livres para dar uma olhada no que mais gostaria de ler depois da leitura atual. Se você é como eu e compra mais do que lê, a pilha de leitura é uma ótima saída. Faça assim:

Pegue algumas leituras pendentes (não faça uma pilha arranha céu, ou nunca vai tocar nela!) e organize por ordem de curiosidade ou prioridade e vá no seu ritmo, acabando com aquela pilha de leitura, seja ela física ou digital. Tire um tempo entre uma história e outra, mesmo em séries, para refletir sobre o que leu e absorver bem.

  1. Nunca leia desarmado

Felizmente ler com armas de fogo ou brancas não vão te dar mais emoção, mas quando for explorar uma leitura antiga ou em outro idioma, nunca esqueça do seu fiel companheiro: o dicionário! Ele é o carinha que existe em várias linguas e vai te ajudar a entender tanto termos estrangeiros quanto da sua própria lingua.

  1. A hora certa

Experimente ler em locais barulhentos ou em movimento para saber como se sente. Existem pessoas que conseguem ler em locais lotados e outros que precisam do silêncio espesso.

Não leia a noite, pois nessa hora geralmente já estamos cansados do dia e podemos não absorver muito bem a informação. Também não temos fonte de luz natural, forçando a nossa vista e podendo prejudicá-la.

  1. Não se force a ler

Se tu começaste qualquer leitura e achou ela desinteressante, não tenha medo de largar o livro no meio ou no início.

  1. Não se prenda aos clássicos

Ninguém é menos leitor ou menos inteligente por não gostar dos clássicos ou simplesmente nunca ter tido vontade de lê-los. Eles podem ser legais, mas não são leituras obrigatórias. Leia se quiser, como quiser e ache o que bem entender.

“Depois de leitor, você pode se tornar, então, escritor– embora, pasme, muitos hoje pulem a leitura, por julgá-la dispensável, e já desejem publicar”

– Miguel Sanches Neto

  1. Experimente seu conhecimento

Depois de muito ler, comece a fazer resenhas sobre suas leituras e tente publicá-las em blogs pessoais ou similares. Não para se mostrar aos outros, mas apenas para se aventurar por novas terras.

Espero que tenham curtido o artigo! Comente, curta, compartilhe, tweet e o que mais quiser!

Anúncios
Esse post foi publicado em biblioteconomia, mangá e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dicas para se tornar um leitor ativo

  1. Gabriel Abner disse:

    finalmente li esse post. gostei das dicas. embora eu leia muito mangá, eu estou travando muito num livro que eu peguei emprestado (embora eu tenha achado interessante). acho que vou devolver e procurar algo que prenda mais minha atenção.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s