Recomendação: Enigma – Sem o poder dos seus amigos, a derrota é certa!

E aí galera! Faz tempo né? Não tenho tido como fazer as recomendações para vocês uma vez por semana como pretendo, porque agora consegui um estágio e tenho que me acostumar com os horários + as minhas aulas né? Mas tenho lido o que posso e uma das minhas séries favoritas desses últimos tempos é a Enigma, recentemente lançada pela JBC e que se encontra atualmente em publicação, no volume três.

Enigma é uma história de mistério, ação e comédia com roteiro e arte de Sakaki Kenji (mangaká de Love dester também). Ele conta a história de Haiba Sumio e outros sete estudantes que foram parar em uma dimensão paralela para jogar um misterioso jogo formado por e-tests, distribuídos no prédio de uma escola. Cada e-test é uma charada e resolvê-la garante um passe de saída para um dos integrantes. A saída não é oculta, fica na porta para o terraço da escola e lá tem uma máquina onde cada integrante tem que digitar sua senha para passar. A senha só pode ser utilizada uma vez, e após saírem de lá os estudantes terão seu desejo mais profundo realizado por uma cabeça de esqueleto bem sinistro, que se chama Enigma.

Haiba Sumio é um dos personagens principais da trama, ele possui um poder fantástico de escrever em um diário eventos que acontecerão no futuro (com desenhos e tudo!) Quando dorme, e esse poder auxilia todos os alunos em seus desafios, mas Enigma revela que não é só ele que possui poderes, que todos ali são pessoas extraordinárias e que só revelando suas habilidades eles poderão sair dali!

Logo no começo a história já tem bastante ação, com a mãe de Haiba desaparecendo, virando apenas uma mancha na parede. Não demora muito para ele prever que vai estar em uma escola preso com outras pessoas e vai ser tudo culpa do Enigma!

enigma-02

Para não spoilar a história para vocês, vamos passar para os personagens. Todos eles são muito bem estruturados e seus poderes parecem ser baseados por sua necessidade que surge de um medo, como sofrer tanto bullying e desejar que ninguém possa te notar ou não gostar que as pessoas te toquem e vice-versa, então ter mãos extras e espirituais (bem como os vectors do elfen lied!) E assim vai, mas todos os poderes são condizentes com a personalidade apresentada pelos participantes do e-test.

Uma curiosidade para vocês! Enigma é o nome de uma máquina, e ela aparece no mangá!

Enigma é uma máquina electro-mecânica de criptografia com rotores, utilizada tanto para criptografar como para descriptografar códigos de guerra, usada em várias formas na Europa a partir dos anos 1920. A sua fama vem de ter sido adaptada pela maior parte das forças militares alemãs a partir de cerca de 1930. A facilidade de uso e a suposta indecifrabilidade do código foram as principais razões para a sua popularidade. O código foi, no entanto, decifrado, e a informação contida nas mensagens que ele não protegeu é geralmente tida como responsável pelo fim da Segunda Guerra Mundial pelo menos um ano antes do que seria de prever.

Na questão física das edições, Enigma peca no papel que é o nosso detestável jornal, mas até o momento esse é o maior problema da edição física. Infelizmente eles não vão mudar, mas eu acho que esse papel não se encaixa no preço de 12,90 R$, entendendo o processo das editoras e todo o trabalho que eles têm eu ainda acho caro. Estamos vendo muitos mangás com papel offset, brite e etc e o papel jornal ficando cada vez mais para trás esse ano, então foi meio decepcionante quando eu abri a edição número 1…gostaria que mudassem o papel no meio da publicação mesmo que isso implique pagar mais, pois a história vale muito a pena!

A tradução está satisfatória para mim, com pouquíssimos erros! Quanto a edição não tenho do que reclamar, mas acho que alguns quadros precisam de mais espaço, porque se abrirmos o mangá para ver bem a página vamos é acabar descolando tudo, porque nesse aspecto da montagem eles também pecaram um pouco.

Se tu fores um leitor que consegue relevar o papel e cuidado com a edição física, então vale muito a pena comprar! Eu mesma que sou bem chata, especialmente por ser aluna de biblio, compro com o maior prazer! Cada edição é mais emocionante que a outra, as charadas são traiçoeiras e os personagens tem seu emocional bem explorado pela mangaká!

enigma-2029699Muitas pessoas podem ficar decepcionadas com o final de Enigma e vou explicar o motivo. Enigma saiu na shonen jump logo depois da explosão de death note, mas por vários motivos o público da shonen não curtiu enigma e se vocês não sabem, em cada revista dessas vem um formulário para o leitor preencher, um teste de popularidade para ranquear os mangás que estão indo bem e passar a tesoura nos que estão indo mal. Enigma foi mal em todas as pesquisas e então foi cancelado, tendo um final forçado pela mangaká que ficou claramente sem opções. Correndo o risco, a JBC lançou o título mesmo assim, mas mesmo aqui no Brasil ele não está tendo uma venda muito satisfatória devido a massa de outros títulos sejam eles novos ou relançamentos, que ocupam lugares mais altos na lista de gasto dos leitores brasileiros.

Mesmo assim eu vou acompanhar até o final, mesmo que este não seja assim O-M-G! Por colecionar e por ter desenvolvido um apego a ele. Espero que vocês também acompanhem toda a série Enigma e venham contar aqui como foi! Se alguém já leu online, comente aqui também o que achou!

Onde ler?

Para ti que prefere ler online antes de comprar, ou não tem condições ou só prefere online mesmo, pode acessar o central de mangás e ler a vontade! http://centraldemangas.org/mangas/info/enigma ou pode ir direto no scanlator e baixar os volumes: http://www.godhandscans.com.br/

Quer comprar? Sem problemas! A loja da jambô é uma das que vende o mangá:https://lojajambo.com.br/?s=enigma&x=0&y=0

Preste atenção no frete é claro! Eu sempre compro da jambô, mas é físico, eu vou na loja mesmo e compro direto lá. Uma vez eu fiz pedido online e recebi bem embalado e intacto, então vale a pena! Em lojas como a comix também deve ter, então deem uma pesquisada e comprem onde vocês gostam e conhecem!

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s