Organizando um espaço para seus mangás e livros!

Oi galera! Hoje resolvi falar sobre algo básico e que cria muita dor de cabeça! Um espaço para guardar sua coleção! Não vou abordar as HQs, porque as que não são encadernadas de capa dura tem que ter outros cuidados!

Pra quem não sabe, eu tenho propriedade nesse assunto (ui ui ui!), pois tive maravilhosas aulas de conservação de acervo com a professora Sílvia Maria Jansson Breitsameter! (então se eu falei bobagem ela vai me dar uns cascudos!) Eu curso técnico em biblioteconomia (sim, eu tenho o poder da informação HOHOHO) e sou uma bibliochata de carteirinha :3 (desculpa profs, eu sou bibliochata T_T).

Agora, vamos lá! Que tipo de materiais tu vai precisar para fazer a organização? Bom, existem muitos jeitos de fazer isso dependendo do espaço físico que tu tens disponível e da tua renda, é claro!

Vamos começar com espaços pequenos, tanto sua casa/apartamento quando o seu quarto.

Dica geral super importante: Escolha um local onde a luz natural não pegue diretamente, expor o papel a luz do sol direta por muito tempo diminui sua vida útil, especialmente aqueles mangás com papel jornal!

Se tu não tens espaço para estantes, experimente isso? Caixas organizadoras. Claro, elas não são de madeira ou aço, mas precisam dos mesmos cuidados e podem ser mais baratas que as estantes!

Algumas tem uma estrutura que deixa elas em pé uma em cima da outra, como gavetas! Tente encontrar estas, já que fechá-las e empilhá-las não é muito bom, mas de novo…se não tiver espaço mesmo, pode ser assim, desde que se lembre de sempre que puder arejar o material na sombra e longe da umidade e limpar as caixas retirando o material de dentro 1x por semana. Higienize sua coleção também, com um pano seco e macio passado gentilmente na coleção. Não entrarei em detalhes de técnicas de higienização neste artigo (mas entrarei em algum momento no futuro!).

caixas organizadoras

Tu pode colocar elas em vários locais, então são bem práticas né? E para quem curte personalizar tudo que possui, existem inúmeros tutoriais no you tube e afins sobre como fazer as suas próprias caixas organizadoras! Cuidado com materiais que não possam ser limpos com álcool de limpeza, de preferência ao plástico duro sempre! Tu pode fazer uns furinhos na tampa se ela possuir ou nas laterais para o ar passar, mas procure colocar uma telinha nos furos para que insetos e sujeira não passem por ali.

Para quem tem um espaço maior, mas não no chão, a solução é mais simples do que parece! OU para aqueles que já não tem como por mais estantes ou caixas organizadoras no cômodo: Estantes flutuantes ou aéreas!

aerea2aerea

Lembrem-se de não escolher o vidro como material delas, pois apesar de resistente, com o tempo ele pode acabar quebrando quanto mais coisas tu colocas em cima! (papel pesa MUITO!) Não é garantido, mas é melhor prevenir que remediar né? Procure escolher madeiras de qualidade, e de preferência envernize elas e deixe secar por 48h ou mais antes de colocar qualquer material em cima. Prenda bem na parede (dã) e se divirta! Ah, nada de plantas!!

E para quem tem espaço no resto da casa ou no seu quarto, vamos as estantes!

Pode armário cristaleira? Não! Sabe porquê? As portas dos armários sendo de vidro, plástico ou madeira vão prejudicar seu acervo e facilitar o crescimento de um microambiente para fungos e outras coisinhas nojentas que acabam com sua coleção! Se tu tem MUITA poeira na casa, pode arriscar, mas sempre tente manter as portas abertas, longe da luz solar direta e da umidade, limpando tudo retirando os materiais de dentro mais de uma vez na semana se possível!

As estantes podem ser de diversos tipos, mas sempre preze comprar algo de qualidade que vá aguentar peso de verdade, pois de novo, papel pesa MUITO! E as coleções só tendem a aumentar!!

Estante livreiro são muito populares entre os colecionadores, elas são boas então vale a pena! Eu encontrei as mais baratas por 230 em lojas como americanas e maganize luiza. Sempre envernize as suas para durabilidade e prevenção de pragas.

livreiro1

livreiro

Estantes de madeira rústica é uma boa pra quem tem mesmo muito peso pra guardar, elas são super resistentes (mas fiquem de olho pra não serem enganados por um trabalho bom de pintura ta? E verifique se ela aguenta mesmo peso, mesmo que aterrorize o vendedor com isso :D).

rustica

E pra ti que como eu quer fazer uma biblioteca no quarto ou na casa, as estantes dupla face são a pedida! Elas tem dois lados, que nem as das bibliotecas mesmo (não digaaaaa) e facilitam caso sua coleção de coisas seja grande. Existem as ajustáveis e as não ajustáveis, mas a maioria é de aço e não se enverniza esse material, podendo usar tinta plática para pintá-la, mas eu não gosto muito dessa ideia então fica a teu critério! Sempre higienize a estante e verifique se ela tem uma estrutura para suportar peso! Esse material TAMBÉM PODE ENVERGAR!! (papel pesa³).

dupla face

E essa é uma de aço normal. Os cuidados acima valem pra ela também

metal

E agora para a maneira de organizar. Na verdade, a maneira é decidida por quem tem a coleção, quem eu sou pra mandar? Eu tenho o poder oras ò_ó, mas se você que nem eu, tem uns tocs aí, vai gostar de organizar alfabeticamente, eu prefiro por título do que por autor 😉 dica amiga pra ficar mais fácil se achar (ou seus amigos se acharem). Faça uma etiqueta com tipo…”A-D” pra indicar que letras estão onde nas caixas e prateleiras!

ATENÇÃO: TUDO QUE FOR MUITO PESADO DEVE SEMPRE IR DEITADO NA ESTANTE!! ESCOLHA BEM O TAMANHO DA LARGURA DA PRATELEIRA PRA NÃO FICAR BEIRADA PRA FORA!!

Coloque o resto em pezinho beeem retinho e rente a prateleira e não deixe a prateleira apertada, pois facilita para os bichinhos darem uma de pac man na sua coleção, ou snake ou bob construtor de tuneis de papel, vocês que sabem rs

“Mas se eu não apertar, vou precisar de peso de papel ou escorar o ultimo na ponta né?”

NÃO! Abençoada seja a pessoa que inventou o bibliocanto! Aquela coisa que vocês podem ver em bibliotecas segurando os livros beeem retinhos e lindos na prateleira! (que os usuários adoram bagunçar G_G). Bibliocanto de metal é caro, mas tu pode comprar de outros materiais em sites como mercado livro ou tentar achar em lojas de material de escritório.

bibliocanto

(essa criatura já tem um livro que ta meio estragadinho ali na lombada em cima e embaixo ó u_ú)

Outro cuidado importante é: nunca retire o livro do lugar puxando pela lombada, vai estragar :c cuide bem da sua coleção e dos livros em bibliotecas e livrarias! Como tu é tri legal e não deixou apertado na caixa ou na estante, tu vai pegar e segurar os livros próximos e afastar eles um pouco pra pegar direitinho o que tu quer! (E depois arruma tudo retinho pra não estragar hein! To de olho e sou bibliochata G_G).

bibliocanto2

bibliocanto1

Bom galera, por enquanto é isso! Qualquer dúvida ou comentário, pelo amor…façam! Estou aqui pra isso mesmo XD Espero que tenha gente lendo e….muito obrigada por acompanharem o blog! Espero que cuidem das suas coleções ou o fantasma dos bibliochatos vai te assombrar pra sempre tacando livros na tua cabeça u_u

Anúncios
Esse post foi publicado em Biblioteconomia, mangá e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s