Doe mangás e novels para bibliotecas!

E aí pessoal, de boas? Hoje eu quero falar um pouquinho sobre doação de livros. Se vocês não sabem, a grande maioria das bibliotecas trabalha com doação, mas não é assim chegar lá, soltar 15 volumes do Naruto e sair que nem pinto no lixo não! Pra vocês doarem seus mangás e aos poucos encherem as bibliotecas com essas coisinhas lindas, precisam conhecer também alguns critérios gerais para doações!

O que eu posso doar e para onde?

Infelizmente não é assim “é meu, eu doo pra quem eu bem entender! ”. Se vocês têm mangás sem conteúdo sexual, e com histórias feitas para criança (sempre cuidem a faixa etária do material e a maioria dos shounens não é recomendado para crianças), então doem para bibliotecas escolares, comunitárias e públicas! Isso quer dizer que provavelmente naruto, dragon ball, yuyu hakusho e afins serão vetados pela bibliotecária ou pela pedagoga da escola em algum momento. Conteúdos adultos (seinens, não hentais), livros de como desenhar mangá e até manuais de desenhos mais complexos como prédios e outros estilos de traço asiático podem ser doados para bibliotecas universitárias, comunitárias e públicas.

Conteudo erótico, eu temo lhes dizer…é melhor doar/vender ou similar no facebook, app para tal ou num sebo próximo de ti, porque bibliotecas não tem esse tipo de leitura (as que eu conheço ok? Sim eu conheço muitas, vai encarar?!).

Como faço a doação?

Infelizmente pra começar, não saia indo até a biblioteca tal. Dê uma boa estudada sobre ela (ta, se ela não tem site então levanta a bunda e vai na fé!), conheça o tipo de material que tem e porque não, bata um papo com algum funcionário que saiba sobre o que eles aceitam de doação.

As doações nunca vão ser recusadas na sua cara e nem serão motivo de piada e humilhação pública, mangá é uma leitura com ilustrações e novels são livros mesmo, as vezes com ou sem ilustrações, não é nenhuma novidade ou coisa de outro mundo pra esse tipo de profissional hoje em dia. Também sempre pergunte se o local aceita doações, ou tu vai chegar la todo lindo pra doar e…nope.

Depois de sentir que tem alguma chance do seu material ser aceito, dá uma chegadinha na biblioteca com o material em mãos e informa ao atendente que gostaria de fazer uma doação! Ta, alguns podem olhar torto…e muitos não gostam quando chega doação pelo trabalho extra de ter que classificar e papapas técnicos, mas no geral doações são sempre bem vindas (em bibliotecas comunitárias mais ainda!!).

Tenho umas edições avulsas, vou lá doar blz?

Não, vai catar coquinho. Doe coleções completas que tu não quer mais.

E quanto eles pagam pela doação que eu fiz?

Nada amigo, it’s free! Tu doa de boa vontade pensando na pobre pessoa que pode vir a precisar ou querer experimentar ler uns mangás for free também.

Depois eu fui lá e não tinha nada meu em lugar algum!!

Educadamente vá até o balcão e pergunte sobre sua doação (EDUCADAMENTE, PORRA!) e caso deseje o material de volta (se ele foi recusado), peça com educação também. Não demore muito a revisitar o local porque as coisas podem ser descartadas, acontece!

Em que condições devo levar os mangás?

Aparentemente novos, sem rasgos e riscos, sem coisas faltando e de preferencia sem estar descolando todo (mas isso pode ser arrumado na biblioteca mesmo, então relaxa).

Mas porque não uns hentai?! Leitura é cultura!!

Sim é, mas nem tudo é indicado pra se colocar em um ambiente de pesquisa que também tem entretenimento. Eu curto hentai e ecchi, mas não gostaria de ver uma criança (13 anos pra menos, isso mesmo) pegando algum mangá que claramente é inapropriado para ele/ela. Claro, se a criaturinha quer saber sobre sexo e etc, tem alguns mangás (que infelizmente não tem no Brasil) que são guias feitos para crianças, mas como não temos isso aqui…nem vem com esses hentais! Vá pro sebo!!! Biblioteca não é como locadoras que tem um cantinho só pras putarias u_u

Quase toda biblioteca vai te dar um termo de doação para assinar e fazer uns papapas e pronto! Está feita sua doação! Não espere um show de umpa lumpas por causa disso, simplesmente saia de lá sentindo que está aos poucos fazendo parte da ideia de ter mais mangás em bibliotecas! Vai lá, procure a biblioteca do seu bairro, do seu estado, da sua escola!! Bate um papo com a responsável 😀 e esteja pronto para EDUCADAMENTE defender que nem todo mangá é esquisito, sem sentido, com peitos voadores e muita porrada 😀

Anúncios
Esse post foi publicado em biblioteconomia, mangá e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Doe mangás e novels para bibliotecas!

  1. Maxwell da Silva Alves disse:

    Olá a todos! Sou professor de história na Prefeitura, de Barra Mansa, RJ e criamos na escola uma biblioteca de mangás e estamos aceitando doações. Se alguém quiser ajudar eis o meu contato: maxhistorian@gmail.com para mais informações.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s