Recomendação: Vitamin [18+]

Primeiro post no blog novo! Gostaram do layout e tudo mais? Deu muito trabalho mover tudo do antigo para cá! Obrigada a todos que continuam me acompanhando!

Antes de escrever de fato a recomendação, eu não achei que seria sobre Vitamin. Depressão, isolamento e bullying são assuntos que eu prefiro não tocar e a leitura de Vitamin foi difícil pra mim, que sofreu bullying até desistir de estudar, só que no fim eu não acabei virando mangaká~

Título: ビタミン
Gêneros: Drama, maduro, psicológico, vida escolar, shoujo, slice of life.
Volumes: 1 (one-shot)
Autora: Suenobu Keiko
Artista: Suenobu Keiko
Ano: 2001
Editora japonesa: Kodansha
Serializada na revista: Bessatsu Friend
Publicado no Brasil? Sim, pela editora JBC
Preço: R$ 14,90

Vitamin conta a história da colegial Sawako, que já não tem uma vida muito normal. Conhecemos ela e seu namorado (tão bom que eu não faço ideia do nome), que não é um cara muito legal e adora manipular a Sawako pra transar com ela daquele jeitinho forçado, sem amor e muito menos um pingo de consideração por ela. Ele é aquele tipo de homenzinho lixo que te bate e depois manda flores e falando que te ama e que nunca mais vai fazer isso. Depois de convencer (ta mais pra obrigar) Sawako a fazer sexo numa sala de aula vazia, os dois são pegos por um colega e aí a vida já complicada de Sawako desanda de vez.

O bullying não começa só com os colegas ou só depois que ela é pega transando com o namorado, o bullying já era uma condição a qual ela estava muito acostumada. É aquela coisa de romantizar a violência seja ela do tipo que for. Uma das coisas mais interessantes nesse mangá é que ele não romantiza o bullying. Ela faz sexo a força e odeia, é maltratada pelas colegas, tem a vida escolar destruída, ninguém parece ligar pra ela e seus pais não tem a mínima noção de que direção tomar, chegando até a julgar Sawako de forma errada.

O que você iria fazer se tudo caminhasse para te fazer sentir que o mundo te excluiu? Que porque tu fazia sexo com o namorado é uma vadia? Provavelmente se mataria. Não é a toa que a taxa de suicídio é alta no Japão até quando diminui, motivos como stress e bullying levam muitos jovens a cometerem suicídio por lá, e não é nada bonito.

4683-1a_ZDUKR-Vitamin_010

Sawako não tinha nenhum amigo, professor ou namorado a quem recorrer e era inconcebível para ela tocar no assunto que causou toda a catástrofe com os pais, não queria que pensassem que ela é uma vadia por ter transado com o namorado, Sawako ama os pais e se pressiona ao máximo para continuar com sua imagem de garota que estuda bastante e está satisfeita com isso. Enquanto o pai dela é apresentado como uma figura que assiste mais de longe, mas parece compreender melhor o problema, a mãe de Sawako entra em parafuso e faz muitas coisas erradas por se desesperar com a situação da filha, até começar a pensar “minha filha está sofrendo bullying? Como posso ajudar? ”.

Vitamin não tem esse nome a toa, para quem não sabe quer dizer vitamina. Muitas pessoas isoladas, em depressão e que sofrem algum tipo de bullying recorrem ao suicídio ou simplesmente se perdem mentalmente por não ter de onde tirar forças. É importante ter alguém nessas horas, mas Sawako se forçou a contar apenas consigo mesma. Revirando suas memórias da infância, ela redescobre seu amor por desenhar e criar mangás. Essa parte da obra mostra como um sonho da infância pode resgatar uma pessoa que está sofrendo muito. Sawako estava declarando vitória para as pessoas que a maltratam quando teve seu coração aquecido com um sonho que ela tinha deixado de lado, porque queria ser uma pessoa ideal para seus pais (estudar algo que lhe desse algum renome e muito dinheiro). É muito pessoal tentar explicar (se lerem, vão entender), o processo de salvação da protagonista. Para alguns pode parecer superficial dentro deste roteiro tão cru no quesito verdade, mas se focar apenas nisso foi aos poucos dando a Sawako a força vital que ela precisava, a sua vitamina.

Não tem graça se eu sair falando sobre todo o enredo, por isso se essa recomendação parecer confusa, é porque não quero tirar o seu prazer de ir lá e ler.

Como eu citei lá no inicio, é difícil pra mim abordar esse tipo de assunto e foi difícil até comprar o mangá, mas sabe do que mais? Eu também achei minha vitamina e o que eu posso dizer? Eu me admiro por cada dia que passa, e admiro a coragem da protagonista desta história e como ela veio a se salvar depois de tudo que aconteceu.

O bullying é um problema real e que muitas vezes é ignorado, e se você sofre desse problema por favor, procure ajuda. Não, o mundo todo não vai excluir você da sociedade, não tenha medo! Se nenhum amigo ou familiar te entende ou apoia, pense na Sawako! Ela sempre vai estar ali pra te lembrar que é preciso seguir em frente, um passo de cada vez.

Eu espero que vocês leiam o mangá e reflitam. Sei que muita gente está do lado de quem pratica o bullying, e não vou dizer “ah você merece morrer por fazer isso, que péssima pessoa”, porque seria só me tornar que nem essas pessoas. Procure ajuda, você está precisando também. Pessoas que só se sentem bem ou precisam de alguma forma diminuir outra para seguirem com sua vida precisam de tanta ajuda quanto as vítimas delas.

Por fim, de todos os mangás de bullying que eu li, esse foi um dos mais simples e reais que já passou por mim. Claro, existem outras obras com o mesmo tipo de abordagem, mas Vitamin é a minha leitura recente que tenho que dizer: é item básico no acervo, aquele material de referência que não sai da sua biblioteca, mas está sempre ali para todo tipo de leitor que precisar.4683-2b_YBAHJ-Vitamin_131

Quanto a edição física, traço e outras tecnicalidades: Acho que o pessoal não ficou muito satisfeito com o papel, mas a brochura estava ok e parece que vai resistir mais algumas leituras. Não curti muito as duas capas do mangá, acho que podiam ter feito um trabalho a mais nelas, mas isso depende da aprovação da editora japonesa e a autora, então é complicado. O traço é característico do gênero shoujo e não deixa a desejar.

Espero que tenham curtido! Comentem, compartilhem, critiquem, mas mantenham a educação, pois meu trabalho é mesmo simples só que eu o valorizo e gosto muito dele.

Onde ler?

Inglês: http://mangafox.me/manga/vitamin/
PT-BR: http://yesmangas.com/manga/vitamin

Onde comprar?

Loja jambô: https://lojajambo.com.br/mangas/outros-mangas/vitamin/
Tente comprar também no submarino, saraiva, cultura, FNAC e outras livrarias e sites de vendas de livros.

Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

