Recomendação: Orange (Takano Ichigo) – Salvem o Kakeru!

bannerblogl

Oi galera! Fiz questão de terminar o Orange físico para poder escrever essa recomendação, mas como ando fazendo vários procedimentos em dentistas, ficou meio ruim me focar nisso com a dor e tudo mais. Hoje falaremos desse shoujo dramático com uma pitada de sobrenatural superinteressante e um pouco diferente. Falou shoujo com fantasia, falou em mim! Vamos conferir!

Título: オレンジ (高野苺)
Gêneros: Drama, mistério, romance, vida escolar, shoujo, seinen, sobrenatural
Autor: Takano Ichigo
Ilustrador: Takano Ichigo
Ano: 2012
Editora brasileira: JBC (completo em 5 volumes)
Editora japonesa: Shueisha (2012); Futabasha (2014)
Serializado em: Bessatsu Margaret (2012); Manga action (2014)

Pra começar, a história de Orange nos banha com um tradicional aluno transferido e uma garota tímida. Esses são Kakeru e Naho. Naho e sua turma de amigos convidam o novo aluno para sair com eles depois da aula, mas mal sabiam eles que naquele dia a mãe de Kakeru cometeria suicídio e que isso mais para frente levaria ao suicídio do próprio Kakeru, consumido pela culpa. Nessa história a gente vai curtir um barato nas dimensões paralelas, porque quando Naho chega em casa, ela encontra uma carta endereçada a ela de…ela mesma com 27 anos! A carta possui detalhes demais para Naho conseguir duvidar, mas ainda é muito estranho para ela acreditar! O mais estranho sendo a instrução para que ela salve o Kakeru!

tumblr_nngivfAUeo1t1ry5wo1_500Naho não tira isso da sua cabeça, mas como uma personagem super hiper retraída e super mega sem confiança no seu taco, ela demora muito para começar a agir como a carta. No seu círculo de amigos, todo tipo de coisa normal da adolescência vai rolar. Triangulos, romances inesperados, tristezas que tem que se botar pra fora e muitos eventos divertidos e memoráveis e no meio disso Naho começa a ver que a carta é verdadeira e algo em seu coração lhe diz que ela deve salvar o Kakeru, proteger esse garoto, seja lá do que for acontecer em seu futuro. Todos os dias ela segue instruções que vão modificar o futuro dele e impedir que no fim ele cometa suicídio como fez no passado da Naho do futuro! Claro que nem sempre as coisas vão bem, o que eu gostei de ver é que essa coisa de que mudar o passado uma vez ser o bastante para alterar todos os eventos realmente foi bem mostrado no mangá. Não foi uma desculpa de viagem no tempo para aproximar os dois protagonistas do nada, por nada e pra nada.

84f42879981f7fc44f4c2f29a759996aOs pedidos da Naho do futuro para a Naho de 16 anos vão dos mais simples (dar um lenço, dizer bom dia, acompanhar ele ou falar alguma coisa em uma certa hora) até os mais complexos para a retraída Naho (falar coisas sinceras como “gosto de você” ou elogiar ele sinceramente em algum momento, se aproximar demais, ficar muito tempo sozinha com ele em algum tipo de evento e até impedir que ele namore outra garota). Com tudo que rola, todos os amigos deles percebem que os dois se gostam, mas é claro que todo shoujo precisa ter um certo conflito amoroso, e daí entra o Suwa! Estranhamente, ele desiste prontamente de Naho e parte para juntar ela e Kakeru, mais estranhamente ainda…todos os amigos de Naho estão sempre prontos para empurrá-la para o Kakeru e sempre fazê-lo se sentir melhor.

orange-takano-ichigo-5704205No fim, Naho descobre que todos eles receberam cartas do futuro e que inclusive no futuro, Naho casou-se com Suwa e tiveram um bebê. Novamente o pensamento da dimensão paralela mostra que mesmo que eles salvem Kakeru neste futuro, aquele outro futuro onde ele não existe mais vai continuar sendo um futuro dos muitos prováveis e talvez existam até futuros onde o Kakeru nunca conheceu essa galera! Mas Suwa, Hagita, Azu e Taka junto com Naho tentam ser fortes para que neste futuro Kakeru não acabe se suicidando movido por culpa e um forte sentimento de impotência sobre o suicídio de sua mãe.

lss_orange_takano-ichigo_ch007_033Suicidio é sempre um assunto cabeludo em mangás, pelo menos da minha visão. É algo que rola muito por lá até quando as taxas abaixam consideravelmente e que rola por diversos motivos. Se matar de culpa não é nem um pouco anormal ou engraçado, como vemos acontecer em certos momentos no mangá justamente para enfatizar a importância de cuidar de uma pessoa que esteja tendo esses pensamentos.

Orange também passa essa mensagem básica e superimportante sobre o valor dos pequenos momentos e das amizades. Você pode achar que um gesto pequeno não vai significar nada, como dividir o guarda-chuva ou sair para tomar um sorvete ou caminhar de volta pra casa depois da escola, mas até coisas como “você está mesmo bem? ” Podem salvar pessoas que começam a mostrar tendências suicidas. Não leve este mangá apenas como algo fofo, é uma história pesada e trágica sobre o arrependimento que corrói o coração de um grupo de amigos a ponto de mandarem cartas para o passado apenas na tentativa de acalmar seus corações. As pessoas não são assim facilmente substituídas, a saudade não é algo que o tempo vai curar completamente, a ausência de um amigo ou ente querido é irreparável, não importa quanto tempo se passou, por isso dê o devido valor, não importa sua idade. Tenha mais consciência! Tenho que admitir que esse assunto em particular me afetou bastante durante a leitura e por isso é difícil pra mim escrever esse texto sem encher ele de sentimentalismo pessoal, mas não posso fazer isso e não farei!

Por fim, o único ponto realmente negativo pra mim é a própria Naho. Boa menina e tudo, mas meu deus ela faz cada tempestade em copo d’água e a incapacidade dela de superar a timidez pra impedir que o cara morra……………..ela foi muito lenta e quase pôs tudo a perder, não me desce isso não.

Gosto sempre de olhar pelo outro lado das histórias e como vi muitos comentários sobre como a história é fofa, senti uma grande necessidade de destacar a realidade perturbadora mostrada nessa excelente história.

orange-takano-ichigo-5212749Quanto ao desenvolvimento, achei ótimo. Em cinco volumes a mangaká conseguiu ilustrar aspectos emocionais de todos os personagens por mais que destaque claramente o Kakeru e a Naho e depois o Suwa. Todos têm seu momento para brilhar e por mais sutil que possa ser (como no caso da Taka), basta aquela leitura atenta para nos darmos conta da profundidade que a autora coloca delicadamente em suas criações.

Por fim, a edição brasileira não deixou nada a desejar pra mim. Alguns sempre falam de páginas transparentes ou volumes que ondulam, mas eu não tive esses problemas aqui e quase nunca tenho. Vocês podem adquirir os mangás físicos em sua loja de preferência, com um preço bem acessível de R$ 14,90 e uma qualidade boa. Abri várias vezes para fazer a recomendação e reli trechos e a lombada não foi prejudicada no processo. Pros que curtem traços fofinhos e bem emotivos, também é um must have.

Quem curte ler online pode deitar e rolar nos links abaixo! Se puder, compre o mangá e ajude a mangaká lááá no Japão! ^^

Em inglês: http://mangafox.me/manga/orange_takano_ichigo/

Em PT-BR: http://lermangas.com/manga/orange/

E antes de acabar, Orange também vem com um one-shot eu sei disso, e ele também é um shoujo, mas eu não li ele ainda (comi a história principal haha~) e quando eu ler, vamos ver outra recomendação, beleza? Obrigada por acompanhar o blog! Siga por favor, comente e compartilhe o quanto quiser!

tumblr_mc8nnx4JPY1rdk1qdo1_500

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s