#TrazproBrasil Recomendação Hinamatsuri – O slice of life de um Yakuza e uma garota com telecinese!

recomendaçãobannerblog

 

 

himg001Isso mesmo que vocês leram no subtítulo! Na verdade, várias garotas com telecinese…mas não é isso que sua mente suja pode estar pensando não!!

O mangá de hoje não é nada mais nada menos que um slice of life sobre um cara da yakuza e uma garota de outro planeta com telecinese! Não apenas um slice of life, mas um seinen!! Para melhorar mais ainda…é uma excelente comédia!! Tenho que dizer que apesar de ter o seu público e seu inegável sucesso, a comédia erótica (principalmente as populares como to love-ru, highschool DXD e similares) falham grandiosamente pra mim em serem minimamente interessantes ou sequer engraçadas. E isso vindo de alguém que adora hentai e ecchi. Well, eu sou do tipo que gosta de comédias mesmo, comédias boas! Comédias simples, porém, totalmente satisfatórias. Hinamatsuri é o tipo de obra que eu considero completa.

Titulo original: ヒナまつり
Gêneros: Comédia, sci-fi, seinen, slice of life, sobrenatural
Ano: 2010
Autor: Ohtake Masao
Ilustrador: Ohtake Masao
Editora japonesa: Enterbrain
Serializado na revista: Fellows! e Harta
Licenciado no Brasil? Não.

hinamatsuri-4122799Hinamatsuri não é a sua comédia normal. Como podemos ver na nossa fichinha técnica aqui em cima, ele é um seinen comédia e ainda por cima slice of life! Tudo começa com uma noite super comum quando uma coisa muito estranha cai na cabeça de Nitta, um membro da Yakuza. Dentro do que ele descobre ser uma caixa, tem uma espécie de coisa em formato de ovo com…um rosto!! Nos primeiros momentos nosso membro da Yakuza simplesmente entra em negação e resolve que bebeu demais ou dormiu muito pouco e está vendo coisas, mesmo que o “ovo com rosto” tenha dito claramente para que ele apertasse o botão atrás. No outro dia, Nitta decide de livre e forçada vontade que vai apertar o botão e assim ele conhece Hina! Uma alienígena sabe-se lá de onde que está com fome, quer roupas e decide que ta mais que bom ficar por ali mesmo com o Nitta, que apesar de no início tentar se livrar muito dela, acaba acolhendo a garota (por livre e espancada vontade). Não bastasse ela chegar numa roupa tipo ovo caindo do céu, essa garota Hina tem poderes de telecinese! Nitta, já a beira da insanidade. Agora Nitta vai ter que aprender a lidar não só com as responsabilidades que surgem tendo uma criança em casa, quanto com todas as coisas que os poderes dela acarretam e claro, não estaria completo sem Hina ser uma criatura totalmente…bem, vocês verão isso ao longo da leitura.

hinamatsuri-4123087Dado um resumo, a minha opinião sobre essa obra é bem curta e direta: é uma obra completa, o que é um conceito que eu só consigo explicar melhor dizendo que ela tem inicio, meio e fim…é algo completo em todos os sentimentos, preenche todos os espaços necessários e tudo mais que vocês possam imaginar que completo possa ser. Exatamente como eu havia dito ali em cima, encontrei em Hinamatsuri o que me fez gostar de comédia outra vez. Fã de seinen eu já sou, mas estava sem encontrar uma comédia como essa. Se vocês se lembram da recomendação da semana passada (se não: Sakamoto desu ga), eu disse a mesma coisa ou algo muito similar, mas vou repetir: Comédias de boa qualidade como essas estão em grande falta no mercado editorial brasileiro. Temos até yaois, temos até novels hoje em dia! Mas a comédia sem o apelo erótico não temos. Acho que em um mercado onde podemos contar com inúmeras leituras tidas como must read que os heremitas do mangá põem em pedestais, é uma grande falha não termos comédias seinens, principalmente quando falamos de Sakamoto e Hinamatsuri. Não são leituras densas e complexas e eu indico para maiores de dezesseis anos até o infinito, haha~

hinamatsuri-4269103Vamos agora aos personagens de Hinamatsuri. Temos vários personagens que tem seu espaço ‘solo’ na história e se entrelaçam com os outros. Não estou aqui pra uma análise de cada um e nem pra dar algum tipo de spoiler, afinal, é uma recomendação acima de tudo. Se vocês gostam de personagens diversificados, com profundidade e que não deixam a desejar em nenhuma parte da história (nem no que se espera de seinen e nem da comédia), então esses personagens vão te satisfazer plenamente! Não consigo pensar em algum personagem que eu não goste, por exemplo. Temos de yakuzas a outras meninas aliens. De bebuns das noites de Tokyo até bartenders do ginásio…e sabe o melhor? Em nenhuma parte da história o autor se perdeu na construção e junção destes personagens!

Não acho necessário entrar em motivos para trazer essa obra para cá, pois, como já disse acima estamos com falta desse tipo de história e eu acredito que vai vender bem sim. Acho que ainda falta bastante seinen e não machucaria ter umas comédias sem apelação erótica (de novo, lembre-se que eu amo hentai e ecchi u_u apesar de não gostar de nenhuma das obras mais conhecidas.). Se você leitor deste artigo concorda comigo no que diz parte a trazer este título para cá, por favor peça as editoras o quanto for preciso!! Eu sempre apoio campanhas para títulos novos mesmo que eu nem vá compra-los e nem goste. Ajudar o próximo tem dessas!

k016Finalizando sobre outras tecnicalidades do mangá. As edições físicas japonesas me pareceram muito boas, eu adoraria ter similar aqui (sem papel offset. Eu de-tes-to esse papel) e quanto aos que se importam muito com o traço, achei que dentre os outros trabalhos do mangaká, este é o que o traço está mais refinado, mais perto do seu ápice. Muito bom, não é detalhista demais, paisagens e expressões faciais excelentes em todas as facetas da história. Quanto ao roteiro, acredito que já deixei claro, mas não consigo utilizar outra palavra que não completo. É uma obra completa, gente…eu não sei dizer motivos para se ler, quando posso dizer “porque não?” A leitura é uma feira de degustação. Tu nunca está amarrado em uma leitura só por provar um pouquinho dela, então eu recomendo sim que quem gosta de comédia e seinen, quem gosta de fatores sobrenaturais, que dê uma chance ao Hinamatsuri.

Como sempre, se tu quer ler em PT-BR, segue o link: http://lermangas.com/manga/hinamatsuri/

E em inglês: http://www.mangareader.net/hinamatsuri

Um aviso aos leitores só de PT-BR: Aparentemente o mangá não foi traduzido até o ultimo capitulo recente (52), só até o 5. Se você aí achar outro link com ele em PT-BR, por favor peço que compartilhe comigo para que eu possa atualizar o artigo, ok?

Como sempre, muito obrigada por acompanhar o blog! Siga, comente, compartilhe, se divirta e uma boa leitura!

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

