Perfil mangaká – Rumiko Takahashi

capaartigoIsso mesmo! Hoje vamos falar dessa adorável mulher que é uma das mangakás de peso na indústria! Se esse é o seu primeiro perfil mangaká, deixa eu explicar: neste artigo eu falo sobre um mangaká, um pouquinho de sua vida e um resumo dos seus trabalhos! As vezes tenho uma opinião sobre eles, as vezes não.

Primeiro nome: 留美子
Sobrenome: 高橋
Nascimento: 10 de Outubro de 1957
Cidade natal: Niigata, Niigata, Japão
Tipo sanguineo: A+’
Signo no zodiaco: Libra
Prêmios: Premio Shōgakukan (1978)
Premio Seiun (1981)
Premio Shōgakukan (1987)
Premio Shōgakukan (2002)

Rumiko Takahashi é uma das mulheres mais ricas do Japão, sim uma mangaká! Os mangás que ela criou e as adaptações de anime que eles ganharam são muito famosos nos Estados Unidos e na Europa onde foram lançados os mangás e os animes com tradução em inglês! Seus trabalhos alcançam um público grande no mundo todo e algumas de suas séries foram mangás pioneiros a serem lançados fora do Japão, tenho certeza que logo algumas pessoas da minha idade vão se lembrar de um que saiu aqui em formato de HQ, com leitura ocidental e tudo! Takahashi-sensei também é a mangaká feminina mais vendida na história; muito mais de 100 milhões de cópias de seus vários trabalhos já foram vendidos.

facebookO interesse dela por mangás não começou no colegial e sim durante a faculdade. Ela fez parte de um clube de Gekiga sonjuku, um mangá da escola patrocinado por Kazuo Koike, mangaká de Crying freeman e Love Wolf. Sob sua orientação Rumiko Takahashi começou a publicar o seu primeiro doujinshi em 1975. Foram obras como Bye-bye road e star of futile dust. Kozue Koike incentivava seus alunos a criarem bons trabalhos, bem pensados com personagens bem construidos e esta influência teve um impacto gigantesco na carreira de Rumiko Takahashi.

Carreira e principais trabalhos:

Não podemos falar da sensei sem falar de suas obras principais! Como sempre, eu incentivo a toda e qualquer pessoa sair da sua zona de conforto e não explorar só as obras diferentes e sim as que não tiveram tanta evidência no mercado. Bem, estamos falando de Rumiko Takahashi, vale a pena!

Sua carreira profissional começou em 1978. Sua primeira história publicada se chama Those selfish aliens, uma história de ficção científica com comédia. Neste mesmo ano ela publicou Time warp trouble, shake your bdha e o golgen gods of poverty na Shonen Sunday, que se tornaria a casa de suas principais obras pelos próximos vinte anos.

1319051041_urusei-yatsura_v1_ch1_001A primeira (e que eu adooorooo) serialização longa de Takahashi-sensei se chama Urusei Yatsura (aqui no Brasil ficou conhecida como Turma do barulho…é, pois é. O anime foi exibido na emissora TVE em 1990 em um programa chamado Imagens do Japão uma vez só). Apesar do começo problemático da série por problemas de publicação, Urusei Yatsura se tornou um dos anime/mangá de comédia mais amado no Japão.

Tendo achado seu nicho, Rumiko Takahashi começou a publicar regularmente uma nova serialização longa em 1980, chamada Maison Ikkoku, na Big comic spirits. Direcionado para um público mais velho, Maison Ikkoku é frequentemente considerado uma das melhores obras de romance em mangá. Takahashi conseguiu trabalhar ao mesmo tempo em Maison Ikkoku e Urusei Yatsura! Concluiu as duas séries em 1987.

Takahashi passou um tempo sendo uma mangaká de one-shots também, com obras como The laughing target, maris the chojo e fire tripper, que foram adaptados para OVAs. Em 1984 após terminar Urusei e Maison Takahashi começou uma nova história em um clima mais ‘dark’, Mermaid’s mask. Muitos fãs até hoje dizem que a história ficou sem final, pois o ultimo capitulo não teve um final conclusivo.

ebd8e72eb47234d03671326e4525049b1392326036_fullMais tarde em 1987, Takahashi-sensei começou sua terceira maior serialização chamada Ranma 1/2! Pessoalmente, Urusei Yatsura e Ranma disputam o primeiro lugar no meu coração quando falamos em obras da Takahashi-sensei! Ela continuou produzindo one-shots como One-pound gospel até começar sua quarta maior serialização que até vai ser relançado aqui pela editora JBC, isso mesmo! Inuyasha! Essa obra que muitos conhecem e muitos também amam até foi exibida no Brasil no famoso toonami no cartoon network, a tia aqui assistiu lá! Depois passou na globo, com muita censura…mas enfim, essa serialização puxou mais para o lado mermaid’s mask de nossa mangaká de hoje, misturando ação, horror, comédia, romance, folclore e ficção histórica!

Atualmente sua obra em maior evidência é Kyoukai no Rinne, de 2009! A serialização não entra para as obras mais amadas da autora ainda, mas é bem famoso entre os grupos de fãs de animes, que comemoraram uma nova temporada da adaptação! E sua obra mais atual se chama kagami ga kita, e por enquanto não achei muitas informações sobre este mangá e nem algum scan o traduzindo, se você sabe de algum, pode comentar aqui!

E antes de encerrar o artigo, vamos com uma listinha bonita de todas as obras dela registradas no site manga updates.

Título Gêneros Ano
1 or W Gender Bender, Shounen 1995
1 Pound no Fukuin Comédia, Drama, Romance, Seinen, Slice of Life, Esportes 1989
1980 Slice of Life 2005
3.11 o Wasurenai Tame ni – Heroes Comeback Comédia, Drama, Sci-fi, Shounen, Sobrenatural 2012
Akai Hanataba Seinen, Slice of Life 2005
Dust Spot!! Comédia, Romance, Sobrenatural 1979
Giri no Vacance Comédia, Seinen, Slice of Life 2004
Hanshin Tigers Sousetsu 80 Shuunen Kinen Zoukan Comédia, Seinen, Sports 2015
I Can’t Throw Away Books Slice of Life 2013
InuYasha Ação, Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Historico, Romance, Shounen, sobrenatural 1996
Kagami ga Kita 2015
Katte na Yatsura Comédia, Sci-fi, Shounen 1978
Kemo’s 24 Hour’s Seinen 1978
Kyoukai no Rinne Comédia, Romance, Vida Escolar, Shounen, Sobrenatural 2009
Maison Ikkoku Comédia, Drama, Romance, Seinen, Slice of Life 1980
Multiplying Wives – A Fairy Tail Comédia, Seinen
Ningyo no Mori Aventura, Drama, Fantasia, Horror, Romance, Shounen, Sobrenatural 1984
P no Higeki Comédia, Seinen 1994
Ranma 1/2 Action, Comédia, Ecchi, Gender Bender, Harem, Romance, Vida Escolar, Shounen 1988
Revenge Doll Comédia, Drama, Seinen, Sobrenatural 2013
Rumic World Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Romance, Sci-fi, Slice of Life, Sobrenatural, Tragedy 1995
Senmu no Inu Comédia, Drama, Seinen, Slice of Life, Sobrenatural 1999
Someday He’s Gonna Get Me Seinen
Takahashi Rumiko Gekijou Comédia, Horror, Seinen, Slice of Life 2003
The Band of Young Ruffians Comédia, Seinen
Unmei no Tori Seinen, Slice of Life, Sobrenatural 2011
Urusei Yatsura Comédia, Ecchi, Fantasia, Harem, Romance, Vida Escolar, Sci-fi, Shounen, Sobrenatural 1978
Youseijin Comédia, Fantasia, Slice of Life

4dKBbKQGostaram de conhecer um pouco mais sobre a autora dessas obras magnificas que até hoje encantam muita gente? Espero que sim! Se você gosta dessa mangaká, deixa seu like, compartilhe com amigos e comente se quiser! Agora vou deixar aqui links para ler as principais obras dela! Lembrando que tanto ranma 1/2 quanto inuyasha são da editora JBC e vocês podem comprar ranma em livrarias e lojas especializadas físicas e virtuais! Eu super recomendo a loja nerdz (https://nerdz.etc.br/) é de onde vem a grande parte da minha coleção, essa loja é super confiável! Eu adoro ir lá comprar mangás e bater papo com o pessoal! A entrega deles também é ótima, bem embalada e com ótimo prazo!

Agora vamos a alguns links para fazê-los felizes. Sim eu sou a favor da compra de mangás com certeza, mas nem todo mundo pode ou quer (principalmente pode) comprar os mangás, então se você quer ler online eu também vou te ajudar! Se liga nos links aí embaixo e até o próximo artigo!

Vamos agradecer ao pessoal do HQ mangás que disponibilizou o download do mangá ranma 1/2 completo em português: http://hqmangas.blogspot.com.br/2014/02/ranma-12-sacns-manga-completo.html

E temos o mangá completo em inglês aqui no mangareader:
http://www.mangareader.net/ranma-12

OBS: Se lê de modo ocidental (esquerda para a direita).

Urusei Yatsura em inglês completo para ler online:
http://mangafox.me/manga/urusei_yatsura/

Maison Ikkoku para ler online em PT-BR:
http://br.mangahost.com/manga/maison-ikkoku

Kyoukai no rinne em PT-BR: http://br.mangahost.com/manga/kyoukai-no-rinne

1 pound gospel em PT-BR: http://br.mangahost.com/manga/1-pound-no-fukuin

Não vou colocar inuyasha porque bah…vocês sabem que é muito simples encontrar e logo a JBC vai estar trazendo novamente esta história para todos nós! (compre batom, compre batom….~~~)

Referências
http://myanimelist.net/people/1891/Rumiko_Takahashi
https://www.mangaupdates.com/authors.html?id=636

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Perfil mangaká e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Perfil mangaká – Rumiko Takahashi

  1. SilvanaSchuck disse:

    Nostalgia, eu adorava muito assistir Ranma. ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s