Resenha: Ranma ½

botaorec

Oi leitores lindos! Desculpe a imeensa demora, mas a vida é f*da e deixa a gente sem poder fazer nada direito. Um pequeno update é que em agosto eu provavelmente vou começar uma faculdade, então só pra deixá-los informados que as coisas podem atrasar, mas uma hora vão chegar! O blog é uma das poucas coisas que gosto de usar 😛

Hoje vou falar de Ranma ½ (ranma meio), o que muitos devem ter imaginado quando eu disse um mangá de comédia super clássico logo depois de ter feito o perfil mangaká da Rumiko Takahashi, né? Não? Não tem problema!

Como eu sempre digo, não é obrigação você ler os ‘must read’ ou algo assim, mas se tu gosta de comédia tem altas chances que vá gostar de ranma ½. Well, vamos lá né?

Título: らんま½
Gêneros: Ação, comédia, ecchi, gender bender, harém, romance, vida escolar
Mangaká: Rumiko Takahashi
Ilustrador(a): Rumiko Takahashi
Ano: 1988
Editora: Shogakukan
Serializado em: Shuukan Shounen Sunday
Licenciado no Brasil? Sim
Editora Brasileira: JBC

Resumo: Não é nada fácil ser um artista marcial, especialmente para Ranma Saotome, que passou por uma grande transformação em uma missão de treinamento com seu pai. Depois de um mergulho acidental em uma fonte muito antiga e muito amaldiçoada na China, Ranma e seu pai mudam de forma quando atingidos por água fria e mudam de volta com água quente. Seu pai vira um panda, mas Ranma vira uma garota! Como se isso já não bastasse para complicar muito a vida deles, Ranma tem uma noiva arranjada chamada Akane que aparentemente o odeia com todas as suas forças, além disso…volta e meia uma pretendente mais doida que a outra aparece! Sem esquecer é claro dos diversos outros caras que querem desafiar Ranma por N motivos! O que um meio cara e meio garota vai fazer, huh?

ranma-12-2311835Bom, como o resumo diz a coisa é mesmo complicada. O que Ranma ½ nos apresenta é um carinha meio revoltado que vira uma garota meio revoltada e todo mundo vive altas aventuras enquanto lá no fundo disso o romance de Akane e Ranma brota, assim bem devagar, quase imperceptível! Casamentos arranjados eram a alta moda naquela época, então os dois são forçados a conviverem juntos. Para a desgraça (ou graça) de Ranma, Akane e todas as outras garotas que estão atrás dele são artistas marciais!

Sendo uma história da Rumiko, podemos ver muitos plot twists menores, pouquissimos momentos sérios e dar toneladas de risadas durante a leitura! É uma leitura leve, sem muita complicação e que só exige que tenhamos bastante oxigênio pra rir do Ranma!

Todos os personagens tem uma personalidade bem sólida e formada, todos com aprofundamento perfeito no seu devido tempo. Como são muitos personagens, ficamos conhecendo a história de todos pouco a pouco. Existem outros infelizes que caíram em alguma das fontes amaldiçoadas e viraram outras coisas e durante o desenrolar da história a maioria quer desafiar Ranma, beijar Ranma ou apenas arrancar dele alguma possibilidade de voltarem a ser humanos, incluindo Ranma que por mais que tenha suas vantagens, não quer ser meio garota para sempre.

ranma-12-2311969O elemento harém é bem explicito, mas exceto pela eterna e forte rival Shampoo, Akane não precisa se preocupar muito com alguém realmente roubando Ranma dela, isso se ela admitir que se importa, mesmo que seja só porque feriu seu orgulho. Mulheres fortes? É aqui mesmo! Apesar de rolar umas cenas de corpo nu, é um mangá que dá pra recomendar dos 14 pra cima, pois não são cenas de sexo explicitas nem nada.

Mas claro que nem tudo é perfeito. Eu li ranma ½ quando saiu aqui em formato de revista HQ mesmo, leitura ocidental e enfim, todo cagado né? Mas eu li, e na época eu achei uma das melhores comédias que li na vida. Agora, a eu com 25 anos releu boa parte da história e devo dizer que alguns fatores são muito irritantes, mas perfeitamente compreensiveis. Então se algum deles te irritar, faz parte da época da história e da direção que ela tem que tomar.

– A Akane é a nossa mosca morta. Eu até diria meia mosca morta, pois, apesar de ser uma mulher dita forte, ela é uma porta e todo mundo decide tudo por ela. Apesar de desenvolver óbvios sentimentos por Ranma, ela não toma atitudes.

– A rival Shampoo faz parte da história como a que mais investe no Ranma. Sinceramente se ela não fosse completamente biruta, eu acredito que os dois tinham que ficar juntos. Me incomoda é que ela é completamente louca mesmo. Do tipo que tu chamaria a polícia e faria uma ordem de restrição, depois mudaria de país, nome e tudo mais pra fugir dela.

ranma-12-2313073Essas são algumas coisinhas que deixam um pouco estranha a leitura nos dias de hoje de Ranma ½, mas tudo gera sim ótimos momentos cômicos, e alguns que tu quer esganar a autora, é claro.

Rumiko-san fez um bom trabalho na arte e no enredo sim, mesmo que Ranma seja antigo e exista um preconceito completamente sem fundamento com obras antigas (tanto mangá quanto anime), eu super recomendo se tu gosta de comédia. Não se foque tanto no harém, não se deixe levar pelo gender bender e não vá pensar que é uma comédia nonsense. Poderia ser, Rumiko tem comédias nonsense, mas Ranma tem uma lógica que claro que só funciona no mundo de Ranma e ele é interessante, é uma comédia que adiciona algo em sua vida! É aquela coisa da leitura vertical que falamos já aqui algumas vezes. Os mangás tendem a adicionar algo a mais, algo que está além do que se é explicitamente mostrado em seus traços e textos e é ali que Ranma ganha os corações das pessoas até hoje, vai ganhar até o fim dos tempos.

Sim este é um must read, sim é um clássico do gênero também e sim eu super hiper mega recomendo a todos que querem rir, querem ver romance, querem ver pancadaria!
ranma-12-2312167
Essa é minha humilde opinião da série Ranma ½ e espero que vocês leiam se ainda não tiveram oportunidade! Vou deixar os links aqui embaixo, assim como espero que comprem se gostaram, da sua loja favorita (eu recomendo a nerdz, como sempre).

Ranma ½ inglês com leitura ocidental: http://www.mangareader.net/ranma-12

Ranma ½ PT-BR com leitura ocidental:
http://hqmangas.blogspot.com.br/2014/02/ranma-12-sacns-manga-completo.html

Compre na loja nerdz, lumina universe ou em livrarias como saraiva, fnac, cultura e outros sites como submarino!

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s