Resenha: 0x0 memories – Um one-shot bem recheado!

bannerblog

Oi gente! Estava eu aqui em meu lugar e veio o bichinho do “tenho que postar no blog” me incomodar 8D~ quem conhece essa musiquinha bate aqui que devemos ter a mesma idade! Bem, sim eu tenho que recomendar/resenhar alguma coisa não importa como, mas ultimamente uns problemas feiosos aí estão me tomando o tempo. Quando eu puder vou comprar um notebook, daí eu posso resenhar mesmo longe de casa. Claro, isso vai demorar uma eternidade para acontecer, mas enquanto isso vamos falar sobre o one-shot de hoje!

Eu escolhi resenhar 0x0 memories porque ele é um one-shot super curtinho (quarenta e poucas páginas), fazia um tempinho que eu não trazia um romancezinho pra cá e achei a leitura vertical dele muito boa apesar de ser curtinho! Eu espero que vocês gostem.

Título: 0×0メモリーズ
Gêneros: Shoujo
Mangaká: Takeuchi Kozue
Ilustrador(a): Takeuchi Kozue
Ano: 2007
Editora: Shueisha
Serializado em: Ribon
Licenciado no Brasil? Não
Editora Brasileira: —

0x0_memories_st01_003Em 0x0 memories, Tsuda Rei sofre um acidente trágico (e um pouco cômico) que a faz perder todas suas memórias temporariamente. Ela esqueceu dos pais, comidas que gosta, amigos da escola e também de seu amigo de infância, Ichi. Ichi e o senpai Kujou Manabu, que é o responsável pelo acidente, ficam próximos a Rei enquanto ela tenta se lembrar de quem é. Ichi diz que ela precisa se lembrar a todo custo de suas memórias, mas o seu senpai doce e adorável lhe diz que tudo bem esquecer tudo de vez e começar do zero.

E é aí que eu entro com a resenha! Meus leitores frequentes já sabem que eu não consigo mais gostar de shoujo faz muitos anos, dado que eles costumam ser…irritantes. Sim, existem shoujos muito legais e eu já recomendei/resenhei vários aqui, e esse aqui eu achei muito importante de falar sobre, de dar uma visão melhor para ele, por se tratar do que a leitura vertical possui.

Relembrando —> Leitura vertical é o que está além do que podemos ver superficialmente!
Exemplo: histórias como a cigarra e a formiga são um excelente exemplo! Vocês podem apenas ver uma cigarra brigando com uma formiga, oh que amor! Ou…o que existe por trás disso, o que a cigarra significa, o que a formiga significa, o que seus atos querem dizer além!

Rei perde as memórias. O amigo de infância quer muito que ela lembre, mas o senpai todo romantico com ela não! Ao longo da história Rei recupera as memórias, mas descobre que quem ela pensava lhe ajudar não passava de um farsante! A história nos mostra claramente que você não deve sair por aí confiando no cara legal, bonito e popular que parece saído de um sonho (ou feito no photoshop conforme seus mais selvagens desejos). Cuidado com o que as pessoas parecem é outra coisa muito mostrada nesta história. Então apesar dela ser bem curta e bem leve, a leitura vertical dele é bem rica!

0x0_memories_st01_013Em minha mera opinião de técnica em biblioteconomia, essa história deve ser lida por pré adolescentes e adolescentes. Não apresenta conteúdo forte, é breve e passa uma mensagem clara, podendo ajudar aquelas pessoas que se iludem facilmente.

A perda de memória de Rei pode ser associada aquela fase que alguns passam em algum momento da vida onde não sabem mais quem eles são e qualquer mão estendida parece muito bom, muito perfeito e tentador.

Os personagens não tem tempo de serem bem desenvolvidos e por isso eu acho que eles tem seu papel na história demonstrado de maneira bem óbvia, mas é um one-shot de quarenta e pouco páginas, não posso dizer que é um demérito de fato, mas não é uma leitura que vai te emocionar grandiosamente ou te prender a todo segundo!

O traço é o típico de shoujo, que eu achei até bem trabalhado! As vezes parece muito apressado como toda a história, mas é satisfatório.

Viram só? Um mangá fofo? Sim! Mas um mangá bem interessante e que toca em um ponto importante da vida de toda pessoa, seja ela menina ou menino ou que quer que seja.

Se vocês estão procurando algo bonitinho e breve para passar esse sábado tenebroso de chuva, eu recomendo 0x0 memories!

Eu li em inglês aqui: http://mangafox.me/manga/0x0_memories/
E aqui temos em PT-BR: http://centraldemangas.org/mangas/info/0x0-memories

Muito obrigada por acompanhar o blog! Deixe seu comentário, sua curtida e tudo mais que quiser se gostou do artigo! Eu fiz essa recomendação de um one-shot também porque estou lendo duas obras grandes para resenhar/recomendar para vocês! Fiquem no aguardo!

Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

