Resenha: ReLIFE – Uma segunda chance na sociedade

blogcover

ATENÇÃO: ESTA RESENHA NÃO CONTEM SPOILERS!

Hoje vou resenhar e recomendar essa obra que estourou nas ultimas semanas com o anime vazado e que eu TIVE que DEVORAR! Em menos de uma semana com todas as ocupações diárias eu já estou no capitulo 115 dessa história deliciosa, maravilhosa, tão tocante e tão…hnnnggg!!!! Sim, eu me apaixonei por esse mangá e também me identifiquei muito! Querem saber o que eu achei? O que eu captei de sua leitura vertical e porque eu me apaixonei tanto pela grande sacada dessa história?! Vamos ler o meu textão então!

Título: リライフ
Gêneros: Comédia, romance, vida escolar, seinen, sobrenatural
Mangaká: Yayoi Sou
Ilustrador(a): Yayoi Sou
Ano: 2013
Editora: NHN / Taibundou
Serializado em: Comico Japan (NHN)
Licenciado no Brasil? Não
Editora Brasileira: —

pagerecResumo: Kaizaki Arata é um homem de vinte e sete anos que se transformou em um NEET¹ depois de se demitir da primeira empresa em que conseguiu um emprego por causa de um episódio traumático que afetou para sempre sua vida pessoal e profissional. Ele ainda corre atrás de um novo emprego e trabalha meio periodo, mas falha em todas as entrevistas por só ter ficado três meses na antiga empresa. Em uma noite Arata é abordado por Yoake Ryou que diz ser do instituto de pesquisa ReLIFE e que lhe oferece uma segunda chance de voltar a sociedade, mas para isso ele teria que reviver seu ultimo ano no ensino médio, com o corpo de um adolescente de 17 anos graças a droga desenvolvida pelo instituto. Arata acorda na manhã seguinte com o corpo de um adolescente. O que será que vai acontecer em seu ano de ReLIFE?

¹: NEET é uma classificação do governo, usada primeiramente no Reino Unido. Logo depois passou a ser utilizada em outros países, inclusive o Japão. A sigla é: “Not currently engaged in Employment, Education or Training”, algo como “Atualmente sem Emprego, Educação e Treinamento”.

E pra encerrar bem encerradinho essa parte mais técnica, ReLIFe é um webtoon original disponível para leitura no site comico (http://www.comico.jp/). Ele também foi indicado para o 39º prêmio anual de mangás da Kodansha.

Para os que viram o anime e querem saber o que mais e o que perderam na adaptação para TV, o anime cobre do capítulo 1 ao capítulo 108. Eu recomendo ler desde o começo, já que todos já sabemos que mudanças pequenas e grandes são feitas para melhor se adaptarem ao publico e intenção do estudio de TV.

relife-5710188Então está aí, uma empresa chamada ReLIFE oferece a pessoas cuidadosamente selecionadas a chance de recuperar seu lugar na sociedade. Por onde eu posso começar? vejamos…eu tenho 25 anos e tive muio azar na vida profissional, atualmente estou desempregada, formada em um técnico e começando uma faculdade, mas me identifiquei com reLIFE exatamente porque a sociedade é sim dificil, é sim pesada e obscura. A vida adulta pode ser boa, ótima! Mas vamos admitir…não é um mar de rosas, nunca será. Todo adulto enfrenta muitas dificuldades, tem muito com o que se preocupar e precisa obviamente prover para si mesmo, por isso reLIFE me tocou em um ponto sensível. A dificuldade de arrumar emprego, a dificuldade de lidar com a pressão que vem de todos os cantos e o buillying que ocorre na maioria das empresas por N motivos (principalmente o incentivo da competição entre funcionários) são elementos muito importantes que tocam em vários pontos sensíveis das pessoas ao longo dessa história incrível. Claro que eu já fui adolescente, claro que não são só os adultos que tem problemas e dificuldade e que sofrem uma pressão louca. Se você mora lá pra Ásia então…a coisa é dificil. Todos os seus problemas sociais e escolares, suas notas baixas e as suas falhas da adolescencia são levadas de um jeito ou de outro para a sua vida adulta e elas afetam a sua vida pessoal e óbviamente a profissional também. O reLIFE mostra muito esse lado quando podemos ver como a vida de Arata é e como a adolescencia dos outros estudantes é vista de outra forma para ele agora, uma forma mais dura e dificil, porém, ainda recheada de oportunidades para momentos felizes.

Quero dizer logo de cara que quando vi a repercursão do anime do reLIFE em grupos e páginas, não vi nada a respeito da gigantesca crítica social em que a história se baseia. Eu não quis usar uma explicação complicadissima, então ali em cima vocês podem ver o que eu disse sobre isso. reLIFE é uma crítica a todas as coisas erradas na sociedade que acabam com o psicológico das pessoas, seja levando elas a fins terríveis como tirar a própria vida ou a exclusão parcial ou completa da sociedade. No mangá temos vários casos diferentes causados pelo lado podre da sociedade. Temos adolescentes que só sabem competir cegamente com tudo e todos, adolescentes e preocupando mais do que tudo com suas notas para um bom futuro, outros que foram tão afetados por experiencias traumáticas socialmente que se tornaram dormentes quanto aos sentimentos e não sabem mais socializar, até as coisas mais simples como uma pequena dificuldade de se enturmar, solidão causada por ser bom demais em alguma coisa e por aí vai, poderia ficar o dia todo aqui mas não é o que farei!

relife-5876401Para os leitores e espectadores de reLIFE eu gostaria de dizer que é MUITO necessário que observem essa leitura vertical da obra, essa crítica social grande, gigante, muito real que a história apresenta! Infelizmente nós não temos a chance de reviver um ponto de nossa vida e assim nos realocarmos na sociedade atual, então se você é adolescente ou criança, essa obra pode te abrir os olhos para tudo que é importante. Viver os momentos, sentir o que deve sentir, tentar sempre seguir em frente, fazer amizades, construir boas memórias e claro, ter uma boa base para o seu futuro profissional através do estudo!

Para os leitores e espectadores adultos de reLIFE, não desistam nunca! Volto a dizer que não temos a chance de ter um relife em nossas vidas, mas temos a chance de construir uma força de vontade que pode sempre nos impulsionar na direção certa! Pode parecer emocional, mas o que mais essa obra é se não super emocional?!

Lá em cima eu classifiquei como seinen também, apesar de quase não ver isso em outros sites. Porque? Novamente, trata de um assunto de nossa sociedade, com alguns tabus sociais e apresenta muitos temas maduros.

Tudo isso junto e misturado é minha visão de relife. Eu torço pelas amizades, reconciliações, torço pela divisão de suporte e seu passado dificil e meio tenebroso até, torço pelo amor entre os personagens porque sim o amor é importante também! (e o amor próprio mais ainda!!) e torço para que todos possam desfrutar desta obra seja pra compartilhar dessa visão crítica ou só curtir uma história bem realista e muito bem estruturada! Não se esqueçam de dar risadas, é vital nesta vida rir do que é engraçado e reLIFE oferece comédia também!

relife-6714661Já parabenizei o roteiro, ele é 10/10, a abordagem e direção da trama também é muito boa. Os personagens são bem construídos, profundos e nos cativam. Tem personagem pra todo mundo se identificar! As reviravoltas e surpresas da trama são sensacionais também e uma coisa muito lindona dessa obra é que como é um webtoon, é completamente colorida! Estrelinhas para essa parte, porque meus olhos gostaram bastante das cores usadas, principalmente no fundo para demonstrar sentimentos.

Seria ótimo termos reLIFE disponível aqui no Brasil através de uma plataforma digital como o henshin drive, não acham? Comentem aí se vocês gostariam disso!

O momento mais aguardado (ou não), onde ler!

Em inglês (até o capítulo 136): http://www.mangareader.net/relife
Em PT-BR (até o capitulo 117): http://br.mangahost.com/manga/relife

Uma coisa completamente fora, mas ainda assim dentro da coisa toda! No reLIFE eles usam o famosissimo, lindo e perfeito aplicativo de mensagem instantanea LINE (que eles chamam de LIME já que né…aquelas coisas lá). No LINE tem vários stickers (são pagos, mas super baratinhos) do reLIFE! Fora que o LINE é muito superior a coisas como whatsapp em todos os aspectos (ah é isso mesmo u_u). Eu uso LINE, você também? Manda teu ID se quiser 😉 LINE é tudo de bom ❤ gosto de usar ele no celular e no computador também (tipo MSN).

Baixa aqui ó: http://line.me/pt-BR/

relife-7325503Agradeço a todos que me acompanharam nesse texto e desculpa se me abananei durante a análise, eu nunca consigo ir muito fundo porque acho que essa parte é muito pessoal de cada leitor então deixo com vocês todas as profundidades do mangá! Claro que não nego um bom papo sobre isso, então não se acanhe em comentar aqui, no face, twitter, mandar mensagens e tudo mais 😛

Esse post foi publicado em mangá, manhwa, Resenha e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: ReLIFE – Uma segunda chance na sociedade

  1. SilvanaSchuck disse:

    Parece bom. Está na minha lista de “para assistir”.

    Curtir

Deixe um comentário

