Resenha: Helter Skelter – A beleza e a juventude são duas coisas diferentes

banner blog

Se quando eu dei gritinhos de alegria por finalmente ter em mãos essa obra icônica, hoje de manhã depois de terminar de ler, eu não sabia se eu estava animada com o final ou chocada com tudo que eu li. Sim, algumas partes me chocaram, me horrorizaram e me enojaram. E é por isso e muito mais que Helter Skelter é o que é. Vamos falar hoje da super modelo Lilico, da assistente Hada e dos motivos que todo mundo devia entender esse mangá melhor e claro, lê-lo.

Título: ヘルター スケルター
Gêneros: Drama, horror, josei, maduro, psicológico
Mangaká: Okazaki Kyoko
Ilustrador(a): Okazaki Kyoko
Ano: 2003
Editora: Shodensha
Serializado em: Feel young
Licenciado no Brasil? Sim
Editora Brasileira: Newpop

024Fico tremendamente feliz que Helter Skelter tenha vindo pro Brasil, ainda mais pelas mãos da newpop! Acho que não vai existir uma época desse mundo em que essa obra não vai fazer diferença. Helter Skelter conta a história do sucesso e decadência do corpo e mente da super modelo Lilico. Ela era gorda e feia, mas tinha a estrutura óssea perfeita para ser alguém melhor! Uma super modelo! Depois de vários procedimentos cirurgicos desumanos, a unica coisa realmente dela eram os olhos e a genitália. Pela fama, sucesso e dinheiro Lilico fez tantas cirurgias, que não era mais ela. Era magra, bonita e requisitada é claro, mas tudo isso desabou. Não tinha amor, não tinha sucesso, nem dinheiro. Lilico era só um objeto de padrão de beleza, uma casca que logo começou a dar defeito. A sua decadência, claro, não afeta só ela mesma. Lilico não é a única mulher presa em um mundo de aparência insana, drogas e operações, e esse mundo todo vai ser exposto para o leitor em uma investigação policial.

Não da pra ler esse mangá sem se envolver demais com ele. Você passa dos limites, fica ansiosa, odeia, ama, repugna e…inevitavelmente você também idolatra a Lilico.

“Juventude e beleza são duas coisas diferentes. A juventude é bela, mas beleza não é juventude. A beleza envolve muito mais coisas.”

helterskelter1surgerySão palavras ditas pelo investigador de um caso de remoção de utero e fetos desnecessária para tratamentos de beleza ilegais, assim como sonegação de impostos, violação da lei de substâncias ilegais e outras coisinhas agradáveis. O alvo da investigação é uma clínica secreta de tratamentos estéticos, frequentada por todo tipo de pessoa de poder que investe toda sua vida em um tratamento eterno que lhe garante a beleza sim, mas não por muito tempo sem depender dele. A história vai tratar dessa investigação em paralelo com a rotina dos ultimos tempos de Lilico e também vai mostrar bem a visão do investigador sobre o que é bonito e feio, sobre o que a beleza realmente é para ele.

026O que beleza é pra vocês? Ser magra, ter seios grandes? Malhar bastante, comer quase nada, ou até pessoas perigosamente acima do peso. A frase ‘tem gosto pra tudo’ é uma das mais verdadeiras do mundo, mas o que é beleza em seu conceito? Tudo isso que se faz, o tempo apaga, as pessoas esquecem, a vida passa e o mundo gira sem parar. Seu nome vai virar algo esquecido na boca das pessoas, nada do que tu parecia vai importar. Pra mim a verdadeira beleza é aquela que se constrói com os anos, a experiência, as cicatrizes, os erros e acertos, com o que se faz e como se age e não como você se parece. Claro, vaidade é uma coisa que de certa forma todos temos e não é algo negativo…desde que não passe dos limites. Gostei de como o mangá abordou perfeitamente o limite entre isso e o que é belo ou não. Vamos falar da Lilico então, a personagem principal que é um padrão de beleza louco que pega fogo em todas as revistas e faz mega sucesso. Ela tem lábios carnudos, é bem branquinha, olhos grandes, cilios volumosos, nariz perfeitamente simétrico, nem uma marca ou mancha ou qualquer coisa na pele, cabelos sedosos e perfeitos, orelhas perfeitamente posicionadas, um rosto composto por diversas referencias de perfeição, mas que junto cria apenas algo bizarro, uma forma automática feita para conquistar. Um corpo bonito se visto bem vestido e bem moldado em poses, mas um corpo disforme consigo mesmo. HS nos leva em uma viagem na frente do espelho também, nos faz refletir sobre nossos hábitos, nossas ações, nossos padrões. Enquanto Lilico é de fato uma junção de diversas coisas bonitas e isso a faz ter uma beleza exótica, ela é uma pessoa extremamente miserável, solitária, nojenta e desprezivel. Seja abusando da assistente sexualmente ou da mente dela, tornando as pessoas dependentes de uma tortura que apenas a entedia, Lilico não tem realmente emoções. Tudo nela é programado para ser como os outros gostam e isso gente, é algo super comum em qualquer pessoa famosa. Até mesmo a naturalidade é criada para ser algo que agrade as massas. E mesmo ela sendo uma pessoa tão ruim, ela está lá, está indo em frente e de algum modo tudo isso nela é…hipnotizante.

Sem dúvida HS explora a padronização da beleza e o excesso de cirurgias plásticas que acontecem principalmente lá pela Ásia, sem dúvida a autora quis nos mostrar desse modo bem explicito a grande m*rda que é quando tudo começa a decair, quando não só sua vida mas seu corpo é todo falso.

helter-skelter-manga-lilikoLilico vai se afundando e vai notando a crueldade do mundo da moda, além de que não está pronta para isso. Meninas mais jovens que não precisam nem de muita maquiagem vão a substituir, os homens não vão mais querer fazer sexo com ela nem por interesse, sua assistente e até o namorado da assistente vão perder o interesse. Por efeito dos remédios e das cirurgias, enquanto várias marcas e machucados vão aparecendo no corpo da Lilico, mais ela vai se aproximando do seu destino final. O fim é algo muito comentado no mangá seja pela mulher que a criou, sua chefe chamada de ‘mama’, seja pelas pessoas que trabalhavam com Lilico e foram observando em primeira mão a sua decadência.

Seria o fim de Lilico só um modo de falar ou ela vai realmente morrer? O fim dessa história e inúmeros outros detalhes e opiniões a serem formadas eu vou deixar para vocês~ considero essa uma resenha sem spoiler, já que eu dei uma rabiscada por cima.

Gostei bastante dos personagens, mas senti no decorrer da leitura que a construção deles e o traço do mangá estavam em um tipo de arte inacaba, e no final do mangá descobri que a autora foi atropelada enquanto produzia o HS. Apesar de ter feito todos os tratamentos, ela ficou com sequelas físicas e mentais então o HS nunca sofreu uma revisão final e a editora japonesa resolveu publicá-la assim mesmo, então não estranhem tanto o traço ou o decorrer do roteiro, da minha visão ele explorou lindamente tudo que precisava.

A edição física da newpop é bem legal, achei muito bonita! O preço condiz com as tantas paginas e as várias paginas coloridas. Achei que podia ser uma capa mais durinha, não muita coisa claro, mas achei compátivel também. O que eu percebi de erros é o velho costume da editora, nada que chegue a estragar a leitura, apenas erros de digitação e alguns de revisão mesmo. A tradução está boa, eu gostei pelo menos…não tenho grandes coisas a adicionar sobre ela, exceto que eu gosto quando os honorificos são mantidos no idioma original, também acho importante isso. Ler veterana me deu calafrios e quebrou o clima de ler um mangá bastante também.

O mangá custa 24,90 e é volume único. Quem quiser conferir uma amostra dela, só olhar o meu vídeo abaixo:

HS também ganhou o prêmio Osamu Tezuka em 2004, além do Japan Media Arts Festival e foi nomeado em 2008 para a seleção oficial de obras essenciais do festival internacional de histórias em quadrinhos de angolema na França. Em 2012 o mangá foi adaptado para o cinema e vocês podem conferir o trailer abaixo:

E para os curiosos que querem saber, Helter Skelter é uma música! Ela foi escrita por Paul McCartney, creditada a Lennon McCartney e gravada pelos Beatles no LP The Beatles, popularmente conhecido como “white album”. Segue o vídeo da música abaixo:

Quer comprar o mangá e não sabe como?! Poxa, então se liga, o mangá está em livrarias, lojas especializadas e talvez bancas (não me recordo se mandaram para bancas!). Vocês também podem comprar direto na newpop, este mês sem frete por ser o mês do lançamento: http://www.newpop.com.br/

Não quer comprar, quer ler online? Bora lá então!

Em PT-BR pelo aquaria scanlator, disponível no leitor da…punch:
https://punchmangas.zlx.com.br/ler-helter-skelter-online/capitulo-1/76945-aquaria-scanlator#/!page0
Em inglês: http://mangafox.me/manga/helter_skelter/

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Resenha: Helter Skelter – A beleza e a juventude são duas coisas diferentes

  1. Eu tenho bastante curiosidade de ler esse mangá, pensei em ler Online mas quero comprar a versão fisica dele, pra ter toda aquela emoção ao ler em mãos kkkkkkkkkkkkk a história é bem atraente, gosto desse tipo de temática um pouco mais polêmica digamos … Vi que algumas pessoas reclamaram a questão dos erros de ortografia presentes no mangá, você também achou que isso ficou tão evidente assim? Ou é exagero do pessoal?
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

  2. Por sinal, você já viu o filme ? É bom, sou louco pra ver mais não acho online kk

    Curtido por 1 pessoa

  3. Li hoje e até agora estou sem palavras. Sou fã de umas tretas polêmicas e psicológicas. 😛
    Mas confesso que peguei uma “birra” do traço da autora (e aqui não estou incluindo o acidente que ela sofreu, infelizmente). Quer dizer, o estilo dela não é ruim, mas para ilustrar uma história que é ‘pesada’, eu acho que o desenho deveria ser um pouco mais “denso”, melhor desenvolvido (principalmente nas partes em que mostra o corpo da Lilico e de outras mulheres se deteriorando por causa das plásticas). Se a Ai Yazawa tivesse ilustrado ficaria lindo (amo o estilo dela). rsrsrs

    Mas tirando isso o mangá é perfeito!

    Curtido por 1 pessoa

    • Lízias Cunha disse:

      Realmente, uma pena que ela não pôde finalizar essa arte, seria muuito melhor assim, seria um visual muito mais impactante com certeza! Eu adoraria que a Yazawa-sensei desse umas rabiscadas no HS 😛

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s