Resenha: Wedding eve e outras histórias

bannerartigo

Hoje vamos finalmente falar desse mangá que reúne cinco histórias curtas e foi um dos mais recentes lançamentos da panini do gênero Josei. O que é Josei? É o gênero que podemos dizer ser a parte adulta do shoujo. Enquanto o shoujo apresenta romances idealizados e brilhinhos pra todo lado, o josei trata da coisa mais realista, mais naquele lance de ‘nua e crua’. Espero que gostem da minha resenha e lembrem-se: não tem spoilers! Antes de começar realmente, peço desculpas pelo atraso na resenha, mas os motivos são pessoais.

Título: 式の前日
Gêneros: Drama, josei, romance, slice of life, sobrenatural
Mangaká: Hozumi
Ilustrador(a): Hozumi
Ano: 2012
Editora: Shogakukan
Serializado em: Flowers e Rinka
Licenciado no Brasil? Sim
Editora Brasileira: Panini
Preço: R$ 15,90

Em wedding eve temos cinco histórias, são elas: Shiki no Zenjitsu, Azusa Nigou de Saikai, Monochrome no Kyoudai, Yume Miru Kakashi partes 1 e 2, Juugatsu no Hakoniwa e Sorekara.

0006.pngO que essas histórias tem em comum? Será que você aí que já leu essa obra pode pensar em algo que todas tem em comum? Ou em algo que você interpretou como um fator em comum? O que eu enxerguei em todas essas histórias é que todas abordam importantes ritos de passagem na vida do ser humano. O casamento, a morte, o luto, o nascimento. Todos esses pontos são abordados em poucas páginas, com falas corriqueiras sem nada excepcional a adicionar e bem ‘pé no chão’ e apesar disso, esses temas fazem parte da vida de qualquer pessoa, logo, qualquer pessoa vai se identificar com todas ou algumas das histórias contadas. Pensei por muito tempo em qual será o fator que faz a gente se emocionar, e a resposta foi o que eu disse acima: todos nós passamos por esses momentos. Uma leitura sempre vai tocar um leitor se ele se identificar, mesmo que remotamente, com os acontecimentos. É essa extrema proximidade com o leitor, esse elo que essa leitura cria, que faz dessa coletânea uma poderosa obra do gênero drama e josei.

46fc432665b11b69abca4ace76444724Como não vou dar spoilers e as histórias são muito curtas para que eu possa falar sobre elas, nós encerramos por aqui. Porque vocês devem comprar wedding eve? Identificação, uma obra completa em seu todo, uma ótima aquisição do gênero josei aqui no Brasil, onde ele é meio deixado de lado pela preferência das massas ser shoujo…bom, você que sabe porque vai comprar, eu simplesmente sabia que precisava tê-lo, que tinha algo naquela obra que me chamava. Sim, uma coisa bem mística!

Quanto a edição física, achei tudo muito caprichado. Eu não esperava uma capa mais durinha, orelhas e a atenção com a revisão e edição. Não curti o papel, mas vocês já sabem que eu não gosto de ficar cega e parecer que estou lendo tudo num eterno dia de muito sol. Um ponto importante ainda sobre o papel: quanto mais branco ele é, de menor qualidade ele é. O processo para esbranquiçar as fibras do papel é muito nocivo a ele e, portanto, se você acha que comprando com esse papel branquinho seu mangá vai durar mais do que com aquele que não é o jornal, mas parece, estão errados. De fato, o papel jornal de verdade vai amarelar com os anos e condições impostas as fibras, mas também se lembrem…nada é eterno, tudo nasce e morre, o papel está incluso neste ciclo.

shiki-no-zenjitsu-3Achei o preço compátivel com o cuidado que vi na obra, só fico chateada que foi comprado numa banca o meu então estava meio amassadinho. Eu não gosto de bancas e não vejo necessidade delas, porém, entendo que existem pessoas que não teriam onde comprar mangás sem as bancas. Well, é aquele negócio de só ter o táxi então a gente tinha que usar ele quando necessário mesmo que o serviço seja um lixo completo, além de muito caro. Espero que mais ubers apareçam em todo estado (lojas especializadas). Não se esqueça que vocês são as pessoas que tem que ir em livrarias e pedir para que tragam mangás. A editora não entra em contato com eles, eles que fazem isso.

shiki-no-zenjitsu-5-pic-24Ok, depois desse parentese enoorme, só tenho a dizer que gostei bastante, foi tocante, me identifiquei e me comovi e ainda fico pensando no que acontece na vida de alguns dos personagens. É sucesso quando isso acontece por aqui! Quero que a panini e outras editoras considerem cada vez mais o público adulto, os gêneros seinen e josei sim! Atualmente tenho vinte e cinco anos e ainda leio alguns shoujos, mas a maioria é um blablabla infernal, totalmente irreal e muitas vezes até sem nexo, mas como vocês sabem, temos vários shoujos recomendados aqui no blog!

Pra vocês que querem comprar, mas não sabem bem onde aqui vai alguns links!

Loja virtual da panini:
http://www.paninicomics.com.br/web/guest/search_product?search=wedding+eve&gaq=wedding+eve
Nerdz (jambô): https://nerdz.etc.br/
Universo lumina: http://universolumina.com.br/produto/the-wedding-eve/

Pra você que não pode ou não quer ou ainda, quer ler antes de comprar pra ter certeza de adquirir algo que vai se tornar de qualidade em sua coleção, vamos aos links para leitura online!

Em inglês: http://mangafox.me/manga/shiki_no_zenjitsu/
Em PT-BR pelo AMA scans: http://lermangas.online/manga/shiki-no-zenjitsu/
shiki-no-zenjitsu-7Espero que tenham gostado dessa resenha/recomendação do novo josei da panini! Um abraço pras meninas do grupo coisa de otome – fãs que adoraram minha fotinho da aquisição lá e queriam saber se valia a pena, está aí gurias!

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Resenha: Wedding eve e outras histórias

  1. Pingback: Resenha: Usemono Yado | Hora do mangá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s