Resenha: Puella Magi Oriko ☆ Magica

artigo

“Quem matou seus pais foi um monstro chamado bruxa. E eu luto contra elas, sou uma garota mágica.
Parece um mangá, não é?
Mas diferente do mangá, não tem nada de amor e coragem.
Não é como se houvesse salvação”.
(Kyouko Sakura)

Título: 魔法少女おりこ☆マギカ
Gêneros: Ação, drama, fantasia, vida escolar, sci-fi, seinen
Mangaká: Magica Quartet
Ilustrador(a): Mura Kuroe
Ano: 2011
Editora: Houbunsha
Serializado em: Manga Time Kirara Forward (Houbunsha)
Licenciado no Brasil? Sim
Editora Brasileira: NEWPOP
Preço: R$ 12,00
[Outra história] R$ 14,00

Resenhar puella magi tem me surpreendido bastante, se você aí leitor gostou do anime, dos filmes e dos mangás de madoka magica, então eu recomendo Oriko magica também. Cada vez que eu leio um puella magi eu vejo uma história mais distorcida em torno de se tornar uma garota mágica e derrotar bruxas. Cada vez mais eu sou levada a pensar que essa é a melhor franquia atual de mahou shoujo no mercado. A visão sombria de Madoka, Kazumi e Oriko sobre a vida, morte e os desejos mais profundos em seus corações são sempre muito bem explorados nos diversos spin-offs da série.

mahou-shoujo-oriko-magica-2281235
No volume 1 de Oriko magica nós conhecemos a própria e também uma criança chamada Yuma e uma menina terrivelmente perturbada chamada Kirika, que serve insanamente a Oriko. Revemos outros personagens como Kyubei, Sakura, Mami, Homura e Madoka. Nós somos apresentados ao mesmo esquema de outros puella magi: garotas mágicas dão a alma para realizarem um desejo e perdem a vida depois que suas soul seeds são corrompidas além do limite, se tornando bruxas com grief seeds, tudo para o benefício da raça alienigena de incubators. O volume nos conduz através da experiência de Kyoko Sakura em cuidar da pequena Yuma, que perdeu os pais no ataque de uma bruxa e os viu em pedaços bem na sua frente numa linda cena bem gore, coisa que eu sempre senti muita falta em puella magi, mas agora chegou! Essa foi a cena inicial que me deu um boost pra ler o volume numa sentada só. Sakura tenta cuidar da garotinha o melhor que pode, mas por conta do psicológico da menina ser muito abalado pelos maus tratos que sofria da mãe, as coisas não são fáceis, especialmente quando ela se torna uma garota mágica para salvar Kyoko do destinal fatal que pode ter desfecho em um combate com uma bruxa.

Enquanto isso Oriko e Kirika tentam impedir que a visão de Oriko sobre Madoka Kaname se torne realidade, aquela que todos conhecemos onde Madoka vira a garota mágica mais poderosa e assim a bruxa mais poderosa também. Essa é mais uma linha do tempo em que Homura Akemi está presente apenas para impedir que Madoka se torne uma garota mágica.

mahou-shoujo-oriko-magica-2281265Conhecemos também um pouquinho sobre o passado de Oriko e o motivo do seu desejo de virar garota mágica, mas seus planos são um tanto quanto macabros pelo visto e Kirika está completamente disposta a ajudá-la nisso, tudo em nome de um motivo maior envolvendo o pai de Oriko.

Enquanto tudo isso rola, Mami e Sakura são avisadas por Kyubei que uma garota mágica está assassinando outras e Mami está tentando descobrir quem é a tal garota mágica de preto que comete os crimes e a garota mágica de branco Oriko que coagiu a pequena Yuma a virar uma garota mágica, gerando um conflito de vida ou morte com Sakura.

t035Independente disso, parece que Yuma tem um grande destino que foi selado quando aceitou se tornar garota mágica, fazendo um pedido muito especial a Kyubei.
No volume dois acontece o desenrolar da história, onde a batalha contra Oriko e as garotas mágicas tem um tenso desfecho com as garotas descobrindo a verdade sobre ser uma garota mágica e finalmente, o fim daquela linha do tempo.

A história é bem simples e é assim que posso contá-la por cima sem dar spoilers. Todo mundo já sabe que geralmente Homura se dá mal de qualquer um dos jeitos, porque ela nunca está satisfeita. Com certeza seria mais fácil ela aceitar a morte da amiga, em nome da segurança do mundo, mas sempre me pareceu que Homura é a que tem o emocional mais fraco e não consegue aceitar que a luz da sua vida, Madoka, tem que morrer. Mesmo no anime onde Madoka se torna deus, Homura imediatamente está destinada a se tornar seu inverso. Isso me remete a frase chave do ga-rei: “você mataria alguém que ama, por amor?” se façam essa pergunta hoje, curtam esse momento de reflexão, porque Puella magi oferece muita reflexão sobre o ser humano, a vida e a morte.

mahou-shoujo-oriko-magica-2291621Será que Madoka vai se tornar uma garota mágica? Será que Oriko e Kirika conseguem cumprir a sua missão? Qual foi o desejo que levou Oriko por esse caminho e qual será o destino de Yuma, afinal? Viver, morrer? Well, pra isso vocês com certeza terão que ler! Posso afirmar que é uma boa história e é consisa, mas achei um pouquinho apressada, o que pode ser por conta dos dois volumes disponíveis para contar uma história que poderia durar uns quatro talvez.

Agora vamos abrir um parantese aqui e falar sobre Puella Magi Oriko Magica [Outra História]

“Aquilo que poderia ser um incidente
que mudaria o destino dela –
Aquilo que poderia ser, o começo de uma
outra história de garotas mágicas -“.

Nesse…spin-off do spin-off? Acho que podemos chamar assim, né? Então, essa história começa mostrando um pouco melhor a vida de Kirika, que se tornou garota mágica porque queria mudar a si mesma e ser alguém que pode ter amizades e tudo mais que uma pessoa deve ter. Kirika é uma sociopata do meu ponto de vista, mas nem o seu desejo profundo que gerou a soul seed pode salvá-la de quem ela é realmente, e isso se deve ao fato dela gostar de ser assim.

Kirika luta inconsequentemente contra bruxas enquanto tenta se aproximar de Oriko, como já vimos na história principal, mas nesse meio tempo ela reencontra uma amiga de infância chamada Erika, que acaba sendo afetada por um beijo de bruxa (maldição) que a levará ao suicídio. O beijo de bruxa pra mim não passa daquela parte de nós todos que nos deprecia e nos leva a um abismo onde nós mesmos nos colocamos dados as pressões da sociedade, pra ser bem geral mesmo. O suicidio é um caminho muito utilizado para se livrar do que atormenta sua alma, principalmente lá no Japão, então acho que abordá-lo desse jeito faz todo sentido. Se você pensar bem, uma garota mágica canaliza toda energia boa e pura do seu ser para fazer o seu pedido e ele gera a soul seed, que por adição é a alma da garota mágica estando fechada em um local seguro enquanto seu corpo luta bravamente contra as bruxas. Aí chegamos ao ponto em que a nossa bondade começa a ser corrompida pelo lado B do nosso desejo. Tudo no mundo tem um preço e tudo tem consequências que se apresentam de diversas formas, mas um dia tudo que vai…volta. Quando estamos de frente com o lado B do nosso desejo, a soul seed vai se corrompendo, até porque estamos usando magia gerada pela força da pureza da alma e nesse caminho vamos sujando nossas mãos, porque derrotar uma bruxa quer dizer derrotar uma ex-garota mágica também. Vocês conseguem captar esse aspecto de Puella Magi? Acho super interessante!

(mas vamos seguindo)

Na segunda parte de [outra história] somos introduzidos a Oriko e uma olhada nos seus motivos e sua relação com Kirika outra vez. Afim de impedir a visão que teve do fim do mundo, Oriko se uniu a Kirika para realizar sua sagrada missão e…uma nova garota mágica aparece, chamada Sasa Yuki! Uma garota mágica que controla bruxas, isso é algo inusitado nessa timeline, fora outras alterações que a história sofre, mas ela não chega a abordar a batalha final de Oriko e Kirika com as outras garotas mágicas. Sem muito mais a acrescentar sobre o [outra história], vamos para as conclusões!

tumblr_mc70g4uRAJ1rg5vrto1_500Sobre a obra principal e o [outra história], tenho que dizer que é excelente! É empolgante, interessante, bem escrito e com um traço bem diferente que eu no inicio achei feinho, mas depois vim a gostar bastante! Foi muito bom pra mim ver que uma história envolvendo Madoka e a turma foi vista de um ângulo completamente diferente. Quer dizer que enquanto Homura tenta salvar Madoka, Oriko e Kirika querem apenas salvar o mundo e para isso, Madoka deve morrer porque segundo o poder de predição de Oriko, não existe meio que a Madoka não se torne uma garota mágica! Nós já vimos no anime e no mangá que as inumeras repetições do tempo de Homura apenas fortaleceram o poder de Madoka, então será que ela é realmente a Walpurgis? Qual a sua teoria sobre essa bruxa? Não podemos esquecer que tanto os mangás quanto as animações tem relações sim! Existem muitas teorias sobre a Walpurgis, então se você quiser deixe a sua opinião sobre isso nos comentários do blog ou do face!

Eu sinto muito pela resenha ter ficado extremamente longa, mas é puella magi, é impossível não ser assim! Eu espero muito que alguém tenha ficado curioso com a história e que mais pessoas venham a conhecer e amar essa história fantástica!

Puella Magi Oriko Magica foi publicado aqui no Brasil pela editora NEWPOP e está a venda em seu site: http://www.lojanewpop.com.br/ assim como em outras lojas especializadas e livrarias! Confira nos locais que você mais gosta, que é uma aquisição importante para os fãs da franquia!

Se você realmente não gosta de madoka magica, mas quer ler oriko ou kazumi, não tem problema! você pode ler tranquilaço!

Para os que não podem ou não querem comprar as edições físicas, vamos aos links para ler online!

Aqui em Inglês: http://www.mymanga.me/manga/Mahou_Shoujo_Oriko_Magica
Infelizmente não consegui achar um local com o Oriko magica em PT-BR, então se você aí leitor souber de algum lugar, por favor avise nos comentários!

Muito obrigada por acompanharem mais uma resenha minha, e vejo vocês na próxima!

O que será que eu vou ler agora…? Hmmm….um dia ainda vou resenhar a novel de madoka magica, vocês só me aguardem!

Curte Puella magi? Então leia a minha resenha de Madoka Magica e Kazumi Magica também!

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Resenha: Puella Magi Oriko ☆ Magica

  1. Amei sua resenha, Madoka Magica é um dos meus Mahou Shoujo prediletos, porque ele desconstrói tudo, faz uma bela confusão na cabeça de quem esta conhecendo pela primeira vez mas ao mesmo tempo acaba se tornando apaixonante para quem se permiti isso. Ainda não li nem comprei Oriko Magica mas esta na minha lista de mangás que preciso conhecer, até porque quero dar continuidade a franquia que é perfeita.
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s