Resenha: Yami no purple eye [16+]

capa-artigo

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Espero que tenham curtido bem a semana. Eu passei essa semana lendo o mangá de hoje e se vocês leram a utilidade pública sobre Josei, vão curtir essa história também!

Atenção, apesar de tentar o máximo possível, esta resenha pode conter spoilers!

Título: 闇のパープル・アイ
Gêneros: Josei, adulto, mistério, psicológico, romance, sobrenatural
Volumes: 12 volumes (completo no país de origem)
Roteiro: Shinohara Chie
Ilustrador(a): Shinohara Chie
Ano: 1984
Editora: Shogakukan
Serializado em: Sho-comi
Licenciado no Brasil?

Resumo:

Rinko Ozaki é uma caloura no ensino médio e vive uma vida bem comum, cuidando da casa no lugar de sua falecida mãe para ajudar seu pai e sua irmã mais nova, mas justo no primeiro dia de aula, uma marca de nascença em seu braço esquerdo começa a causar estranhas mudanças em seu corpo! Quais os mistérios envolvendo Rinko e essa marca de nascença?!

★☆

yami-no-purple-eye-2858263

Essa premissa foi bem interessante pra mim, eu deixei Yami no purple na lista de espera gigantesca que eu tenho aqui e resolvi que era hora de lê-lo quando estava procurando um josei sobrenatural, depois de passar por outros que não achei interessante.

Por sinal, Yami no purple significa olhos púrpuras na escuridão.

A história começa sem muita enrolação, gosto bastante de como a trama vai se desenvolvendo, no geral ela é bem concisa e tem só um ponto que me incomoda: A protagonista é muito ingênua quando em perigo, mas isso foi bem construído em sua personalidade e ainda da tempo dela evoluir, obviamente. Temos uma protagonista bem jovem que quer ser mais forte, mais esperta, mais selvagem, mas existe um importante fator em sua vida que não lhe permite fazer isso sem abandonar a humanidade que lhe resta. A constante batalha entre o seu instinto animal e sua humanidade é uma das coisas que podemos chamar de bonito na obra.

yami-no-purple-eye-2858271A trama gira em torno das pesquisas de um biologista de sobrenome Sonehara sobre a possibilidade do DNA humano ser convertindo ao DNA de um animal selvagem, através de uma transformação de seu corpo. Vários outros fatores são agregados a essa transformação, mas um fato é que ela é passada de geração em geração para todos do mesmo sangue. O biologista apresentou sua teoria ao mundo e foi exilado pela comunidade científica, tendo desaparecido do mundo após perder o controle de suas faculdades mentais devido a fissura em provar que tais pessoas existem.

A pesquisa acabou ficando para sua filha, que se instalou na escola de Rinko como professora de biologia, perseguindo novas provas para corroborar a pesquisa de seu pai, essa é a professora Sonehara, uma bela mulher que não conhece limites para alcançar seus objetivos, transformando a vida de Rinko em um pesadelo.

yami-no-purple-eye-2858309Sim, Rinko realmente consegue se transformar em um animal selvagem de olhos púrpuras, a característica mais óbvia entre aqueles que conseguem virar bestas selvagens, daí o nome do mangá. Quando transformada, ela segue apenas seus instintos e por isso acaba tirando várias vidas afim de salvar a sua.

yami-no-purple-eye-2858289Pessoas queridas não são poupadas e Rinko passa por episódios violentos apenas para o deleite da professora e nisso seu amigo de infância e primeiro amor, Shin’ya Mizushima é envolvido até os pés, sendo usado como um peão para ativar a transformação de Rinko e também como ferramenta de chantagem para mantê-la sob seu domínio. Ao longo de sua jornada com muitas escapadas e o descobrimento de como seu corpo e mente estão mudando, assim como as verdadeiras intenções por trás das pesquisas da professora, Rinko vai indo de armadilha em armadilha tentando escapar da professora e até mesmo de um homem de sua espécie, que quer tê-la a qualquer custo!

untitled-1

Como será que Rinko e Shin’ya vão conseguir manter seu amor, com um novo inimigo da mesma espécie de Rinko? Daí, cabe a vocês leitores experimentarem esta obra!

★☆

yami-no-purple-eye-2858373Gostei dos personagens, exceto pelo ponto citado acima, mas é algo que é mais necessário para que a história tenha um andamento trágico com uma série de aprendizados e pequenas superações do que algo que você faria na mesma situação, similar aos personagens deveras irritantes em filmes de terror trash para que a história tenha continuidade. Todos são bem sólidos e tem uma personalidade marcante, também gostei de não envolver uma tonelada de personagens diferentes e conseguir mesmo assim fazer vários plot twists.

yami-no-purple-eye-2858331

O sentimento ao ler o mangá (que ainda estou lendo na verdade, pois ele é muito longo e meu tempo nem tanto), é de expectativa a flor da pele, assim como um pouco de choque em algumas cenas envolvendo violência a Rinko e as pessoas queridas. Ele causa indignação, medo, ansiedade, tristeza…tudo que a autora tentou passar eu captei.

yami-no-purple-eye-2858323

A leitura vertical que pude capturar até o momento não é algo dificil de nos identificarmos também. Toda mulher pode ser meio selvagem, todo ser humano tem instinto, e todo mundo mente. Vemos os lados mais insensíveis das pessoas, não é uma história que mostra muito como as pessoas vão ser boazinhas com você se você for muito diferente. Mostra também como a ingenuidade pode acabar com suas chances e com seus relacionamentos, mas como sempre digo não vou explorar um lado todo filosófico sobre isso, pois, não acho necessário no tipo de artigo que faço.

yami-no-purple-eye-2858361Quanto a parte gráfica que é a única parte bem técnica que eu posso analisar sem ter uma edição física, não é o melhor traço que já vi dentre os traços dos anos 80, que por sinal eu gosto bastante. Algumas cenas são bem caprichadas, mas senti falta de um carinho contínuo com elas. Quando é mostrada nudez ou cenas muito fortes, o traço fica mais simples e assim, menos explicito.

★☆

yami-no-purple-eye-2858331

E assim, chegamos ao fim dessa resenha! Vou deixar os links para leitura, assim vocês podem se aprofundar nos personagens e conhecê-los por conta e aproveitar essa leitura muito interessante que tem tudo para continuar me envolvendo!

PT-BR: http://mangahost.net/manga/yami-no-purple-eye (até o capítulo 64)
EN-US:
http://mangafox.me/manga/yami_no_purple_eye/ (completo)

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s