Resenha de halloween – The Cliff

artigo

Bom dia e bom halloween a todos. Como estão vendo, ao invés do típico post de ‘leituras para o halloween’, eu resolvi ler curtas e trazer para vocês com uma experiência mais profunda.

A melhor coisa de ler algo assim, é que o ocorrido fique ali em um cantinho da sua mente, vagarosamente te deixando com uma sensação estranha por um tempo.

Hoje vamos falar de The Cliff (O penhasco), um manhwa curto tão popular que foi transformado em um filme entitulado Nightmare at midnight (pesadelo a meia-noite).

★☆★

Título: The Cliff
Gêneros: Terror, thriller, sobrenatural
Volumes: 9 capítulos (completo)
Roteiro: Sungdae Oh
Ilustrador(a): Sungdae Oh
Ano: 2012
Editora: Naver
Serializado em: Naver, LINE Webtoon
Licenciado no Brasil? Não, mas foi traduzido para PT-BR

★☆★

Resumo:

Neste curta coreano, nós conhecemos a dupla de amigos aventureiros que decide fazer uma escalada no Mt. Hyo-ak e enquanto tiram uma foto a beira de um abismo, caem para o que seria a morte certa. Felizmente uma árvore impede a queda deles direto para a morte, mas os dois amigos estão presos a uma base de pedra se comida e comunicação e nenhuma ajuda parece encontrá-los.screenshot_1

★☆★

Eu resolvi visitar a parte do LINE webtoon chamada ‘the horror zone’, onde várias obras do gênero se encontram agrupadas e aleatoriamente escolhi ler a obra da resenha de hoje.
No começo eu achei que seria uma história sem qualquer adereço sobrenatural, cheguei até a pensar em teorias como que os dois já estavam mortos. De qualquer forma, ela começou com um desenvolvimento não muito interessante, mas nem tudo é ruim de cara, então segui a leitura.

screenshot_4Fiquei como expectadora do sofrimento de Seong-Gyoon e Dong-uk Cho, os dois amigos presos naquele rochedo sem qualquer chance de sobrevivência. Os dias foram se passando e a personalidade dos dois logo foi se revelando, especialmente em uma situação de alto risco, onde as pessoas mudam para seguirem seus instintos mais básicos. Há uma tensão entre a dupla sobre a queda no rochedo e uma barra de chocolate que é o seu único alimento e durante a leitura, notei que a arte acompanhou perfeitamente o desenvolvimento do tempo passado e da mente se perdendo, para os dois.

A ganância de Cho leva o amigo a um fim trágico, apesar de que poderia ter sido evitada…o nosso rapaz de óculos agiu de modo extremamente egoísta apenas para sobreviver, e bem aí quando eu achei que não poderia ter um elemento sobrenatural, vemos um antigo amigo voltando dos confins do penhasco em direção ao causador de sua morte.

screenshot_3Muitas pessoas acreditam em espíritos vingativos, isto é, pessoas que morreram de modo geralmente cruel e tem uma forte pendência com o mundo dos vivos, então ficam por perto dos causadores dessa pendência até resolvê-las, mesmo que isso signifique a mais pura e cruel vingança.

O resto da história segue com Cho sendo milagrosamente resgatado e querendo voltar a sua antiga vida, mas o plot final da história leva Cho até o modo de pagar por todos os seus erros e dar a alma do amigo o tão almejado descanso eterno.

★☆★

screenshot_6Preferi ocultar alguns elementos dessa vez, não os achei necessário para a parte da crítica nesse artigo, por isso não tem aviso de spoiler no inicio. Espero que compreendam que nada do que foi revelado estraga a leitura de fato.
Agora quanto a parte puramente técnica!

O roteiro é conciso e evolui gradualmente. Vocês podem pensar que nove capítulos não bastam para uma história dessas, mas a verdade é que ela foi fechada perfeita, sem nenhuma falha. O que facilita todo o desenvolvimento dessa obra é que ela é simples, tem um roteiro bem simples, com poucos pontos importantes e quase nenhum detalhe oculto. Isso torna a leitura fluída e bem prazerosa, sem quebrar o clima em nenhum momento, algo bem difícil de acontecer.
screenshot_5
A arte é excelente, gosto como os manhwas puxam a arte para algo mais realista e como a falta de iluminação no cenário sempre traz benefícios. As expressões no rosto das pessoas são bem detalhadas, o que dá um toque legal na hora de destacar alguma coisa e também impactar visualmente o leitor.

coverSe você aí está procurando algo para se arrepiar um pouquinho, essa história não é extremamente forte, mas nos coloca para pensar um pouco.

O que você achou do final? O que tem como justiça para você e como acha que se sairia em uma situação de vida ou morte?

Para os fãs de filmes coreanos, não deixem de procurar o nightmare at midnight, filme adaptado do manhwa que resenhei hoje, no dia em que os mortos e outras criaturas passeiam livremente entre os limites dos nossos planos!

Links para leitura:

The Cliff em inglês
The Cliff em português brasileiro

Obrigada por acompanharem mais uma resenha! Comentários são sempre bem vindos! Compartilhe com seus amigos e tenha um ótimo halloween, a próxima resenha sai no final da semana, já que fiz duas especiais dessa época. Até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s