Utilidade pública – A cultura Doujin

dentistrygagdoujinshi

Oi, galera!

A cultura doujin é bem vasta no Japão, mas talvez nem todo mundo sabe para onde ela se expande, então vamos dar uma pincelada no conceito dele, o mangá, jogo e música doujin!

Here we go!


O que é doujinshi?

Doujinshi (同人誌/dojinshi) no Japão, é um termo utilizado com a junção das palavras Doujin (dojin) e shi (xi), caracterizando obras feitas como um hobby, geralmente utilizando personagens de outros autores, como se fossem paródias de outras obras. Não é errado dizermos que são produtos (muitas vezes quadrinhos) independentes também!

Muitas vezes o doujinshi aborda uma paródia erótica ou sexual de outra obra, mas não são todos, então preste atenção!

Estande de doujinshi

Estande de doujinshi

O Japão permite que se venda esses doujinshi sem forçar direitos autorais, em festivais grandes chamados de Comiket, já que é através do doujin que muitos conseguem entrar no difícil mercado de mangá.

Também se fala doujin apenas, quando se refere a um grupo de doujinkas (autores de doujin) e o grupo também é chamado de círculo (さーくる/saakuru). As vezes quando você vai ler um doujinshi, pode encontrar nas informações técnicas algo como “autor: X / nome do círculo: UYU”.

Você conhece Haibane Renmei? É um anime que foi adaptado de um mangá que era um doujinshi!

Muito importante: Aqui no ocidente damos o nome de histórias sobre algo que não criamos de fanfic (fan fiction), mas o doujin também pode ser original, logo essa definição é diferente. Não se confundam!

dddojjin


Jogo doujin?

Doujinshis não são trabalhos que se limitam a quadrinhos. Existem também os jogos, chamados de doujin geemu (同人ゲーム, literalmente jogo de um doujin). São jogos produzidos por hobby também, mas que podem acabar bem famosos. É o que aqui no ocidente chamamos de indie.

arcueid_no_way01

Sem dúvida o melhor exemplo é Tsukihime. A Type-moon começou com um círculo de doujin com o jogo Tsukihime, até que ele foi adaptado para anime e logo depois as portas ficaram abertas para Kara no Kyoukai e outras obras fantásticas que temos!


Música doujin?

A música doujin não foge do conceito de ser um trabalho independente, podendo ou não se inspirar em trabalhos de mídia já existentes! Existem compositores que até se baseiam em outros trabalhos originais para suas criações! Assim como o mangá doujinshi, os trabalhos de música doujin são divulgados apenas em lojas específicas e eventos voltados para esse tipo de trabalho.

É um pouco difícil definir o que é a música doujin, por isso agradeço toda a ajuda que o amigo Geiky, que produz música doujin, me deu! (links de trabalhos dele ao fim do artigo).

Não existe bem um gênero específico e nem é necessário que elas contem histórias, mas são produções não profissionais, sem uma gravadora!

A música doujin também pode ser só um instrumental feito por alguém não profissional para um jogo por exemplo, como muitos fãs de Touhou fazem.

Capa do CD Vanishing Starlight do Sound Horizon

Capa do CD Vanishing Starlight do Sound Horizon

Um dos grupso mais famoso de doujin music é o Sound Horizon, inclusive o compositor, Revo, chegou a lançar um CD single com a conhecida Yuki Kajiura (compositora e produtora musical japonesa, membro da Kalafina e FictionJunction).

Talvez seja complicado para quem não é mestre no Japonês, mas fique relaxado, existem pessoas que traduzem essas músicas doujin também!


Onde encontrar tudo isso?

Agora que você ouviu falar, quer experimentar né? Vou te dar uma mãozinha inicial com isso~

Mangás

Aqui no site mangahere, você pode encontrar algumas obras marcadas como doujinshi, foi o primeiro lugar que eu achei com doujinshis safe!

Jogos

Franquia Touhou
Recettear: An item shop’s tale

Música

Trabalhos do meu amigo Geiky, como letrista nos dois círculos abaixo:

A Reyvateil’s Melody
Harmonic blend

Confiram o portfolio dele também!

Outros links

No last.fm
No r/DoujinMusic

 


Espero que tenham curtido esse blog sobre a cultura doujin! Se tiverem alguma dúvida, só comentar!

Anúncios
Esse post foi publicado em Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Utilidade pública – A cultura Doujin

  1. Ahhh! Eu achava que era tipo a nossa fanfic mesmo, haha.
    Acho legal posts informativos assim, pode fazer mais 😛
    Beeijos,
    http://www.prettythings.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que interessante, assunto que as informações que eu tinha sobre Doujin eram bem superficiais. Agora tenho uma ideia mais ampla, amei seu post. O teu blog em si é muito legal, sucesso! https://somaisumaleatorio.wordpress.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s