Como conservar seus quadrinhos [revisado – 2016]

capa

Oi, galera! 

Aposto que assim como eu, muita gente compra mangás e HQs, livros também né? Aposto também que muita gente acaba perdendo partes da coleção por vários problemas, então hoje eu vou iniciar esse artigo de como conservar o seu acervo!

Eu sou formada em técnico em biblioteconomia e tive laboratório e cadeira específica de técnicas básicas de reparo e conservação de acervo com uma restauradora muito boa aqui do meu estado, além do mais é uma das partes da biblioteconomia que mais gosto, portanto, serão dicas profissionais e com propriedade! Sou colecionadora a mais de dez anos também.

Para não ficar extenso, vou dividir o artigo em duas partes: Conservação de acervo e reparos básicos.

Fiz esse artigo baseado no que aprendi em aula e no artigo antigo sobre conservação de quadrinhos, além dos excelentes slides de uma colega de profissão chamada Shtéfanie, de onde retirei tudo sobre os saquinhos e o que pode e não pode ir neles!

Leia o artigo antigo sobre esse assunto aqui

▬•★•▬

「Quadrinhos embalados」

Começaremos desde a compra. Existem dois modos de comprarmos os quadrinhos: Lacrados ou abertos. Os abertos já passam para a próxima etapa enquanto os lacrados vão precisar ter o plástico removido. O plástico colocado pela editora só oferece uma proteção temporária e é mais nocivo do que benéfico. Ele rasga facilmente, possibilita a criação de microambientes de bactérias e com o tempo, pode colar no papel e estragar o seu quadrinho.

▬•★•▬

「Proteja seu acervo corretamente!」

Não se assuste, você não vai ficar sem proteger o seu quadrinho, é claro! A melhor maneira de proteger seus quadrinhos é colocá-los em sacos plásticos, onde eles ficarão protegidos do pó e entrada de insetos, mas não é qualquer saquinho não! Você só pode usar os saquinhos de Polipropileno, conhecidos também como sacos pepe.

Esse tipo de saquinho é o ÚNICO que mesmo depois de muitos anos, não vai danificar o quadrinho lá dentro. Não caia em lorota de vendedor com “saquinhos para colecionadores profissionais”, verifique o tipo de material, exija saber do que são feitos! Sua coleção é dinheiro investido e você quer o melhor para ela.

Você pode adquirir esses saquinhos em lojas de festa, embalagens plásticas e na internet. São bem baratos e geralmente vendem por atacado, o que é ótimo!

Quando for comprar, não esqueça de ter as medidas do que quer guardar no saquinho!

Existem ainda dois modelos de saquinhos de Polipropileno, mas para o papel o único que deve ser usado é o comum de boca aberta.

Imagem retirada dos slides da Sthéfanie

Imagem retirada dos slides da Sthéfanie

O papel é um material natural e sufocá-lo não faz parte de manter sua coleção saudável, ele precisa respirar!

▬•★•▬

「O que pode e não pode ir no saquinho」

Existem vários tipos de materiais hoje em dia dos quadrinhos, então é preciso ter cuidado, nem todos eles podem ser protegidos nos saquinhos.

Encadernados de capa dura: Não podem ser armazenados dessa forma, por conta da tinta usada para imprimir a capa ser muito frágil e não resistente a atrito e umidade. Qualquer ambiente minimamente abafado prejudica esse material.

Encadernado capa cartão: Sim, mas depende do ambiente em que você vive. Se for um com pouca circulação, não utilize.

Encadernado de capa couché: Sim

Mangá/Manhwa: Sim

E não pense que é só enfiar no saquinho e jogar na pilha, não não! Observe na imagem abaixo a maneira correta de se armazenar com o saquinho.

Imagem retirada dos slides da Sthéfanie, créditos a ela.

Imagem retirada dos slides da Sthéfanie, créditos a ela.

– Dobre o excesso da ponta do saquinho para que não entre pó por cima.

– Utilize apenas a fita mágica para prender o saquinho, ela é durável e não solta excesso de cola, o que prejudica para sempre seu amado item.

– Deixe uma folga na lateral, não aperte o material dentro do saquinho.

▬•★•▬

「Locais ideais para guardar a coleção」

O papel é muito afetado pelas condições externas a que expomos ele. Nunca exponha sua coleção a luz forte e direta, não os deixe pegando sol e debaixo de lâmpadas (ou muito perto delas). Não deixe em algum lugar abafado e fechado.

O recomendado são estantes de ferro e madeira (de qualidade e tratada) e não esqueça de passar um bom Jimo uma vez ao ano nas estantes de madeira e fazer uma boa higienização do local e acervo nesse tempo também.

Estantes fechadas e com porta de vidro não são indicadas por criarem um microambiente de bactérias e com os anos, deteriorar sua coleção. Eles também servem de abrigo ideal para traças e outras pragas bem pequenas que podem danificar o papel.

▬•★•▬

「Posicionamento na estante」

Nunca espalhe ou empilhe verticalmente sua coleção, com o tempo vão aparecer marcas por ficarem tortos ou aguentando peso de outros em cima.

Você pode guardar empilhado horizontalmente, os mais pesados embaixo (até três) e os mais leves em cima, ou de pé enfileirado, mas sem peso extra em cima!

Nunca deixe perto das paredes, a umidade pode surgir e se acontecer, o mofo vai estragar seus quadrinhos.

▬•★•▬

「Higienizando sua coleção」

Não basta ensacar e colocar em um bom ambiente na sua casa, você precisa dar manutenção ao papel e para isso existem rotinas que você deve seguir (religiosamente!).

De duas a três vezes por mês, retire o pó dos quadrinhos (se eles acumulam mais pó em menos tempo, limpe com mais frequência).

Retire toda a coleção da estante e utilize um pano úmido com água. Enquanto a estante seca, limpe um por um os itens da coleção com um espanador ou similar, sem nenhum produto ou líquido e rearrange sua coleção no lugar só depois de ter total certeza de que a estante secou!

Dica para os amantes de gatos, como eu: Para manter os felinos longe da sua prezada coleção, misture o suco de meio limão em 500ml de água e use para limpar as estantes. Gatos não gostam do cheiro do limão e evitam ficar perto dele.

Uma vez a cada três meses é importante folhear os seus quadrinhos! O papel precisa respirar, lembram? Apesar do saquinho permitir a circulação do ar, não é suficiente para manter as fibras do papel saudáveis. Evite que as páginas ressequem ou grudem, folheando tudo. Se sua coleção for grande, vá fazendo estante por estante com calma.

▬•★•▬

「O que fazer se insetos e pragas atacarem」

Se você não cuidou bem ou o ambiente da sua casa não colaborou, sinto muito pela sua coleção! Existem pequenas coisinhas que podemos fazer, mas não vai garantir que tudo fique bem de novo.

Caso você note marcas de insetos, ovinhos e manchas nos seus mangás, pegue um dia lindo de Sol e areje a coleção na rua (não vá jogando tudo por aí!) e com jeito folheie toda a coleção. Não deixe sol demais pegar em tudo, mas como ele aquece o papel, pode matar muitas bactérias e ovinhos que possam ter. Se mesmo assim você notou sujeirinhas de inseto entre as folhas, passe um pincel macio nelas, com cuidado.

Você também pode usar uma bolinha de naftalina, mas coloque em estante sim, estante não e não deixe entrar em contato com o papel ou pode manchar!

Se suas estantes forem de madeira ou compensado e estiverem com sintomas de cupim, trate de dedetizar sua residência pelo menos uma vez ao ano ou usar o jimo na madeira também. Tente usar veneno para cupins também, retirando a coleção e a protegendo antes. Cuide da saúde da casa para que isso não aconteça e deixe a coleção sempre em um ambiente seco!

▬•★•▬

「Coleção molhada ou com mofo」

Areje a sua coleção (e a estante também) e limpe imediatamente o local, trocando a estante de lugar depois de seca.

Se os quadrinhos molharam, pegue folhas de jornal e coloque entre as páginas, trocando conforme necessidade. O jornal vai absorver grande parte da água e pode evitar danos maiores.

▬•★•▬

「Higienização do leitor」

Não basta você cuidar com tudo que pode da sua coleção, você também tem que cuidar de si!

– Nunca leia os mangás com comida por perto ou bebidas (garrafinhas de água longe do material não tem problema!), já que assim vários acidentes horríveis e até irreversíveis podem acontecer.

– Não leia os mangás com as mãos sujas, com óleo, cremes e similares. O material vai absorver isso e pode prejudicá-lo.

– Sempre lave as suas mãos antes de ler! E nada de passar mão no cabelo e colocar na página!

– Não abra demais o mangá, isso ajuda a descolar a brochura.

– Não bote saliva no dedo para virar a página, pegue com o polegar na parte de cima da folha e vire, isso evita sujeira, manchas e orelhas.

– Se você usa a organização na vertical, não puxe o livro pela lombada (pela parte de cima), afaste os dois exemplares dos lados e puxe com cuidado segurando com polegar e indicador o exemplar!

A curto prazo pode ficar tudo bem, mas a longo prazo você pode se arrepender muito.

▬•★•▬

「Conclusão」

Cuidar de uma coleção não é fácil!  O técnico de biblioteconomia, bibliotecários e os restauradores são seus amigos e só querem que o seu acervo fique sempre saudável! Eu sei muito bem que nem sempre é possível, mas faça o seu melhor pelo que você gastou dinheiro para ter! Valorize os seus quadrinhos, eles são parte do que você é também.

No próximo blog eu vou explicar reparos básicos que você pode fazer caso a capa solte ou alguma página rasgue, então fiquem atentos!

Qualquer dúvida podem comentar ou mandar mensagem privada, estou a disposição para ajudá-los!

Anúncios
Esse post foi publicado em Utilidade Pública e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Como conservar seus quadrinhos [revisado – 2016]

  1. Jin-kun disse:

    Excelente artigo! Já tomei todas as precauções possíveis! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fernando Matos disse:

    Tenho uma dúvida, comprei o mangá ataque dos titãs, e todos eles estão lacrados, você disse que preciso deslacrar e colocar no saquinho, eu deixei ele lacrado e coloquei nesse saquinho da matéria, tem algum problema?

    Curtir

    • Lízias Cunha disse:

      Oi Fernando! Obrigada pelo comentário! É ruim colocar um saquinho dentro de outro sim. O saquinho pra guardar é de um material diferente do que vem o mangá, além do mais no saquinho que ele vem o papel não respira, já no saquinho apropriado e fechado conforme instrução deste artigo, o papel respira sem produzir um micro ambiente nocivo.

      Sei que dá pena tirar do saquinho que vem, mas se tu tem o outro então coloca só nele.

      Curtir

  3. Matheus disse:

    Oiê, obrigado pelas dicas.

    Comecei a colecionar mangás esse ano, e
    percebi o quanto é importante termos os cuidados necessários com a nossa coleção. Principalmente mangás, que em sua maioria são feitos com o papel jornal.

    Curtido por 1 pessoa

    • Lízias C. disse:

      Olá Matheus, que bom que pude te ajudar com sua coleção!

      Apesar do papel jornal ser de baixa durabilidade como vem do nome, é possível mantê-lo bem conservadoe lembre-se de que quanto mais branco o papel, mais cuidados pede por serem de qualidade baixa e possuírem muita química nas fibras 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s