Como fazer reparos básicos nos seus quadrinhos [revisado – 2016]

capa

Oi, gente!

No primeiro blog nós vimos os cuidados que precisamos ter para preservar a nossa coleção de quadrinhos (e o pessoal dos livros também aproveitou!), e hoje veremos alguns reparos básicos que você aí em casa pode fazer para salvar o seu mangá!

Atenção: Se você for criança, por favor peça a ajuda de um adulto! E se você tiver problemas respiratórios, utilize uma máscara durante o preparo das coisas.

Como eu disse no primeiro artigo de conservação, sou técnica em biblioteconomia e colecionadora a mais de dez anos. Tenho uma coleção satisfatória e saudável e estudei bastante sobre restauração e preservação de acervos durante meu curso. As dicas aqui são profissionais e com propriedade, então aproveitem, por favor!

━━━✥━━━

Estrutura do livro

Só um pequeno auxílio para que vocês entendam as palavras que vou usar para me referir a algumas partes do quadrinho.

estrutura-do-livro-02

━━━✥━━━

「Tipos de danos」

Existem vários tipos de danos que seu quadrinho pode sofrer. Como vimos anteriormente, podem ser manchas causadas por comida, creme de mãos, líquidos e ovos de insetos. Eu vou ensinar a vocês como reparar esse tipo de dano, assim como o que fazer com páginas rasgadas e brochura solta.

O que eu não vou abordar aqui é a costura do corpo do livro. É possível fazer em casa, aqui em casa nós temos os materiais, mas existem vários tipos de costura e você tem que comprar ou fazer o bastidor para o livro, então um outro dia eu vou montar esse tutorial para vocês, mas hoje vamos ver mesmo reparos básicos.

━━━✥━━━

「Onde encontrar os materiais citados」

Papel japonês você encontra em papelarias e lojas similares, não é caro aqui na minha cidade, mas também se vende pela internet.

Uma faca pequena ou estilete sem muito fio você encontra na sua residência mesmo. Utilize apenas facas sem serrinha.

Os materiais para as colas que ensinarei podem ser encontrados em casas de restauração online e físicas, papelarias e casas de artesanato. Leve sempre os nomes direitinho e não aceite produtos similares!

Tirinhas medidoras de PH (medidores universais) podem ser encontrados em lojas de artigos de piscinas e aquários ou em lojas de produtos químicos também.

Formol pode ser comprado em casas de artesanato.

━━━✥━━━

「Retirando manchas」

O tipo de mancha que vou ensinar a retirar é aquela que você pode sentir passando o dedo. Pode ser de comida, líquido que virou um mofo ou até o mofo que cresce da má conservação e ovinhos de insetos que grudam na página.

Se você passar o dedo na sujeira e ela estiver acima do nível da página, podemos tirar.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

– Superfície plana e limpa;

– Faca sem serrinha e sem muito fio ou estilete sem muito fio.

Esse é bem simples! Posicione o mangá de modo confortável e firme para manusear, pegue a faca sem serrinha e sem muito fio ou o estilete e passe DELICADAMENTE na sujeirinha. Se ela não sair, deixe ali, não force ou pode furar/rasgar sua página! Se você conseguir, aos pouquinhos a sujeira vai descolar. Ainda por ficar uma manchinha que você pode tentar retirar com uma borracha bem macia com EXTREMO cuidado, bem devagar. Nem sempre dá para salvar tudo.

━━━✥━━━

「Tipos de cola e como fazê-las」

Carboxi Metil Celulose, conhecida como CMC, é um polímero (material sintético) hidrossolúvel derivado de celulose de uso alimentar.

O produto é encontrado em pó, por isso use máscaras e mantenha em local fresco e na sombra para conversação, não deixe animais ou crianças chegarem perto também!

A função primária do CMC é de espessante neutro, mas é também um emulsificante e outras palavrinhas que vocês não precisam ler. O importante é que esse é o material base da primeira cola.

cola-original-em-po-plavitec

「Como fazer o CMC」

– 1 vidro de boca larga com capacidade  de 1 litro;
– 700ml de água filtrada, deionizada ou destilada, previamente alcalinizada, com pH entre 7 e 7,5;
– 15g de carboxi metil celulose;
– 6 gotas de formol ou 10 gotas de ácido acético;
– Misturar os ingredientes e deixar descansar até dissolver todo o CMC.
– A consistência ideal é gelatinosa.

Sobre a água, utilize apenas aquelas que vem em galões, do tipo que se vende nos mercados. Utilize um medidor de PH para se certificar se ela tem o PH adequado, geralmente a água filtrada tem PH 7.

Uma vez feita a sua cola, conserve em um potinho fechado dentro da geladeira (com uma etiqueta com o nome para evitar tragédias). Se bem conservada, ela pode ser utilizada por um ano sem perder suas propriedades, mas se ela ficar aguada ou mofar, NÃO USE!

▪✖▪✖▪

「Cola PVA」

A cola PVA é um tipo de adesivo que pode ser utilizado para cola de papel SE for diluído, como já falamos, adesivos soltam cola que mancha o papel. A cola PVA recomendada é da Henkel Brasil (Pritt, cascola). Ele é neutro ou levemente alcalinizado, então não vai prejudicar sua restauração!

cascorez-universal-1kg

「Como fazer cola PVA para páginas」

Dilua a cola PVA em água até que ela escorra como um creme grosso. A proporção é 4:1, ou seja, 4 partes de PVA para 1 partes de água.

Para preparar 250gr, misture 200ml de cola com 50ml de água (primeiro a água, depois a cola). Misture com cuidado!

▪✖▪✖▪

「Cola merengue」

Usar medidas de ¼ PVA e ¾ de CMC diluída, ou seja, para 200ml você utilizará 50ml de PVA e 150ml de CMC diluída.

Misturar bem e deixar descansar por 2 horas. Essa cola é usada para colar guardas e capas de livro, não utilize em páginas!

━━━✥━━━

「Reparando páginas rasgadas」

Ás vezes a página vai rasgar por diversos motivos, não entre em pânico! Não precisa jogar fora e comprar outro! Você pode arrumar, mas como é um mangá nem sempre as ilustrações vão ficar perfeitas. Quando o papel rasga, as fibras se rompem, como se fosse um ligamento rompendo, e as vezes você não vai conseguir encaixar tudo perfeitamente.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

– Uma superfície plana e limpa;

– Papel japonês

– Cola CMC ou merengue

– Cotonetes

Papel japonês

Papel japonês

Se as páginas rasgadas ainda estiverem presa ao miolo (o resto das páginas que ficam presas a lombada), você vai precisar colocar uma folha de ofício entre elas, para evitar acidentes!

  1. Una os pedaços da página e tente igualar dos dois lados. Acomode o papel;
  2. Corte uma tirinha de papel japonês correspondente ao tamanho do rasgo para os dois lados;
  3. Passe o cotonete no CMC diluído (a primeira receita). Não exagere na quantidade! Passe o cotonete com o CMC no papel japonês e pressione-o com cuidado sobre a parte rasgada, para que o papel não saia do lugar;
  4. Deixe secar até você não conseguir ver direito o papel japonês. Ele vai estar ali, mas praticamente invisível;
  5. Vire a folha e repita o processo do outro lado.

━━━✥━━━

「Reparando a lombada (brochura apenas)」

Para os que não sabem o que é um livro/quadrinho com acabamento brochura, é o que vemos nos mangás. São de capa mole e possuem uma costura simples, colados na lombada.

Para colar o miolo na lombada, você vai precisar:

– Mãos firmes e paciência;

– Superfície plana;

– Cola merengue (veja a receita acima);

– Pincel macio de tamanho apropriado;

– Algum material de forma plana para fazer peso no material restaurado;

– Luvas e máscara.

Se a costura estiver rompida, não tente refazer. Existem agulhas, linhas e pontos específicos para isso, se for algum material raro, por favor procure um restaurador!

Com tudo em mãos para sua experiência restauradora, vamos lá! Coloque o miolo dentro da parte da capa do mangá, mas não aproxime muito ainda para conseguir passar a cola direitinho.

  1. Mergulhe o pincel na cola merengue e passe (não exagere) na lombada do mangá.
  2. Fixe o miolo do mangá com cuidado para que tudo fique retinho;
  3. Passe a cola no miolo;
  4. Aproxime um do outro e pressione um por alguns minutos;
  5. Feche o mangá e verifique se está tudo certo, limpe qualquer excesso de cola;
  6. Coloque o peso sobre o mangá e deixe descansar por 24h.

━━━✥━━━

「Considerações finais」

Parabéns, você acabou de restaurar o seu mangá! Sei que sem auxílio visual é complicado, mas as instruções estão bem simplificadas e no final das contas, não é algo extremamente complexo.

Restauração é um trabalho bem complicado na íntegra e envolve muito mais do que mostrei, mas eu espero ter conseguido simplificar para vocês pra que possam arrumar coisas pequenas que acontecem com seus quadrinhos.

Se precisarem de alguma ajuda, não hesitem em comentar!

Até mais!

Anúncios
Esse post foi publicado em Biblioteconomia, light novel, mangá, manhwa, Utilidade Pública e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s