Resenha: The Gentlemen’s Alliance Cross

artigo

Oi, galera! Mesmo no calor de matar, a resenha precisa ser feita!

shinshi-doumei-cross-439802Hoje vou mudar um pouco de gênero e falar sobre um shoujo! Sim! Mas não é um shoujo abobado e levinho e nem muito romântico também, esse tipo de leitura eu não sou muito fã, então hoje temos nada mais nada menos que um shoujo da grande mangaká do gênero: Arina Tanemura!

Se você já assistiu ou leu Full Moon Wo Sagashite ou Kamikaze Kaitou Jeanne, já sabe como funcionam os shoujos da Arina-sensei.

Sem mais enrolação, vamos lá!

O texto pode conter spoilers em vista que isso é uma resenha, mas nada crítico que estragaria uma primeira leitura.

━✦▪✩▪✦━━

Informações técnicas

Título: 紳士同盟クロス
Gêneros: Shoujo, comédia, drama, vida escolar, slice of life, ação
Volumes: 11
Status: Completo
Roteiro: Tanemura Arina
Ilustradores(as): Tanemura Arina
Ano: 2004
Editora: Shueisha
Serializado em: Ribon
Licenciado no Brasil? Sim
Editora: Panini
Ano: 2010 (publicação terminada em 2012)
Preço: R$ 9,90 a R$ 10,90

━✦▪✩▪✦━━

Sinopse

otomiya-haine-full-863208A prestigiosa família Kamiya negociou a sua filha mais velha, Haine, por 50 milhões de yen. Agora ela é uma Otomiya e estuda na academia imperial, fazendo parte do conselho estudantil. Apesar de ser de uma família bem conceituada ainda,  Haine se sente deslocada na escola e no seu cargo por ali, mesmo que sua melhor amiga, Ushio Amamiya, também faça parte desse conselho assim como o seu interesse amoroso: Shizumasa Togu, o “imperador” da academia.

Dentro desse conselho, Haine vai aprender os segredos dos membros, assim como o passado de seus pais e a verdade sobre Shizumasa.

━✦▪✩▪✦━━

A obra

Shinshi doumei cross, como também pode ser chamado, é um mangá que a primeira vista pode parecer bem convencional ao gênero, mas se engana quem desiste no caminho. A protagonista Haine, é uma garota corajosa e trabalhadora e que tem um bom coração, mas também tem um passado difícil e um pouco constrangedor às vezes: Ela foi uma delinquente por alguns anos porque pensava que como seu pai tinha se casado de novo e a esposa tinha um filho homem, ela não eram mais necessária na família e resolveu descontar sua frustração brigando nas ruas.

32Durante a história podemos ver que Haine agora é uma estudante que se esforça para tirar boas notas e fazer um bom trabalho no conselho, principalmente ao lado de Shizumasa, mas em alguns dias Shizumasa age completamente diferente! Dentre os muitos segredos dos membros do conselho estudantil, Haine acaba descobrindo que seu amado não é bem quem ela achava que estava amando! Shizumasa tem um irmão gêmeo chamado Takanari! Com ajuda de sua melhor amiga, Ushio Amamiya e os outros membros do conselho, eles começam a desvendar o passado de Shizumasa e as barbaridades cometidas por sua família em nome de uma tradição mais bárbara ainda, mesmo que pelo caminho Haine aprenda muito sobre desgosto, traição e rejeição enquanto lida com seu passado e até mesmo a obsessão de sua melhor amiga por ela.

kazuhitokamiya2

O leitor poderá observar durante o desenrolar dessa história que o padrão shoujo vai se quebrando. O romance idealizado era uma mentira, as amizades e a família não podem ser sempre confiadas e tudo ao redor da protagonista começa a crescer a níveis perigosos. Shinshi é um mangá recheado de tramas com seus fios bem presos e qualquer suspiro pode fazer o mundo desmoronar. A história da família Togu causou tantos danos que até o fim é impossível saber se serão mesmo reparados.

sdc39_038Se você espera um final feliz mesmo depois de uma grande tempestade, não leia esse mangá. Arina-sensei trabalha com finais normais., onde nem todo mundo acaba bem, mas de um jeito ou de outro, encontram o necessário para seguir em frente. Se você é fã de cenas de beijo, vai se sentir deveras satisfeito durante a leitura ~

Um mangá que comporta a família, amizade, violência, traição e desconfiança a cada segundo. Como Haine vai acabar? Será que ela tem o que é preciso para proteger aqueles que ama?

Espero que acompanhem a leitura para descobrir. Sinto não poder falar muito mais sobre o roteiro em uma apresentação a vocês, mas minhas palavras são sinceras e diretas, confiem nelas e deem uma chance a ela ~

━✦▪✩▪✦━━

Tecnicalidades de The Gentlemen’s Alliance Cross

Como tenho feito ultimamente, iluminarei o dia de vocês com um vídeo super curto mostrando a minha coleção da resenha de hoje. Espero que desse modo vocês possam ter uma prévia do mangá físico e decidir se ainda vale a pena comprar.

Gostaram do vídeo? Desculpe a bananada ali, mas está muito quente e eu não sou feita para o calor ~ espero que ajude vocês!

O roteiro de Shinshi só pode ser definido por: é uma coisa meio louca. Você vai ver gente bolando tramas para matar ou quase matar outros que ficam em seu caminho, vai ver todo tipo de amor trágico e presenciar em primeira mão a tradição de “sombra” da família Togu, mas ele conta uma história longa e muito rica em detalhes de uma forma impecável. Nenhuma explicação fica faltando, apesar de algumas coisas serem implícitas, o que cabe ao leitor compreender.

36ca1e3e1049dd0b1f89d1a5e8cf15c5O traço nem preciso dizer muito. Eu gosto bastante do traço da Arina-sensei, mas eu sei que ela usa olhos bem grandes nos seus personagens e que isso tornou o traço dela meio impopular se comparado aos shoujos de hoje em dia mais populares. Mesmo assim, são cativantes, profundos e têm uma vida própria. O leitor pode se identificar com algum com certeza, dada a variedade deles.

Em Shinsi Arina também aborda um pouco sobre gênero e sexualidade, ela não costuma ter taboo com muitos assuntos, mas não é nada exagerado. Apesar de tudo, Arina-sensei não fez uma história maluca sem pé nem cabeça. Contando assim pode até parecer, mas ela foi cuidadosamente criada e com muito carinho também.

Como eu disse no vídeo, o mangá também inclui alguns one-shots da autora:

shinshi_doumei_cross_47_-_read_shinshi_doumei_cross_chapter_47_online_-_page_17Kusame and Komaki and the key of love: Depois que Komaki se confessa para Kusame e ele aceita os seus sentimentos de modo meio tenso, Kusame tenta terminar o namoro, mas como?

Shoujo Eve Ringo: “Fofa”…nossa protagonista odeia essa palavra. Ela tem arruinado sua vida e feito dela uma excluída. Ainda assim ela tem esperanças de que Niikawa irá retornar seus sentimentos.

Umi no Sakyuugi Yasoukyoku: Procurar o significado da vida das pessoas vive na missão dada por Deus. A razão para o meu nascimento…Está tudo bem se foi só para encontrar você.

━✦▪✩▪✦━━

Considerações finais

shinshi-doumei-cross-439555Quando eu conheci Shinshi, já esperava algo bem empolgante e não apenas um romance mamão com açúcar com uma protagonista que eu queria jogar na parede. Com personagens diversos e tocantes e uma trama bem bolada, esse mangá me conquistou como tantos outros da autora já haviam feito. Foi um prazer enorme poder comprar a coleção física e tê-la em minha estante também, ela foi bem trabalhada (melhor que Full Moon).

Acredito que o Brasil precisa de mais mangás da Arina-sensei, com shoujos fantasiosos cheios de ação e dramas bem fortes e personagens em que pré-adolescentes e adolescentes possam tirar lições boas.

━✦▪✩▪✦━━

shinshi-doumei-cross-439893Como sempre, deixo os links para leitura. Como o mangá foi publicado aqui no Brasil, os scanlators são obrigados a retirar os seus downloads de circulação, apesar de nem todos fazerem isso, não consegui achar nem em espanhol, por isso hoje só temos o link em inglês. Se você aí souber de algum lugar, só comentar!

Leia em inglês aqui (Completo).

Bebam bastante água e usem protetor solar, haha~ até a próxima resenha!

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s