Resenha – O homem de várias faces (20 Mensou ni onegai!!)

artigo

Olá, galera! Sejam muito bem-vindos a última resenha do ano! Ano que vem o blog já vai fazer aniversário por sinal ~ eu comecei ele na plataforma blogspot e hoje vocês podem encontrar meus posts até naquele aplicativo Amino, em diversas comunidades.

Fico super feliz de estar a mais de um ano com vocês, compartilhando o que eu leio e o que acho importante falar a todos~

O mangá de hoje é bem leve e me perdoem se a resenha não for tão detalhada, eu machuquei a coluna e estou com um torcicolo e por isso é ruim ficar digitando.

━✦▪✩▪✦━━

Título: 20面相におねがい!!
Gêneros: Comédia, fantasia, romance, shounen
Volumes: 2
Status: Completo
Roteiro: CLAMP e Ohkawa Ageha
Ilustradores(as): CLAMP e Ohkawa Ageha
Ano: 1989
Editora: Kadokawa Shoten
Serializado em: Comic Genki
Licenciado no Brasil? Sim
Editora: Newpop
Ano: 2013
Preço: R$ 14,00

━✦▪✩▪✦━━

Sinopse

thief_08

O mangá conta a história de Akira Ijuuin, um jovem de nove anos que já tem como profissão ser um famoso ladrão conhecido como o homem de vinte faces! Ele rouba tudo que suas duas mães pedem e a polícia nunca consegue pegá-lo! Um dia enquanto fugia deles, Akira se esconde no quarto da jovem de cinco anos Utako Ookawa. Apesar do primeiro encontro inesperado, rapidamente os dois desenvolvem sentimentos um pelo outro.

━✦▪✩▪✦━━

Roubos fantásticos e amor verdadeiro

thief_11Apesar de adorar o grupo CLAMP, eu nunca tinha tido contato com essa obra, nem mesmo lido algo por cima sobre. Adquiri os mangás em um sebo e então resolvi ler hoje já que só tem dois volumes, apesar de serem bem recheados de diálogos excelentes. Me surpreendi por encontrar um mangá onde os protagonistas são muito jovens, mas que oferece uma gama de reflexões e quebras de alguns tabus que realmente fizeram valer a pena.

Novamente, a CLAMP acerta em cheio.

Conhecemos o protagonista de nove anos chamado Akira, que vive junto com suas duas mães, enquanto seu misterioso pai é ausente. Ele segue a carreira do pai de ser um famoso ladrão muito ousado e muito educado também, que rouba tudo que suas mães pedem, sempre deixando um elegante anúncio com até mesmo a hora que o roubo irá ocorrer. Akira rouba por diversão, pois, é um jovem muito rico.

28Em uma de suas escapadas da corajosa, porém, sempre impotente polícia, o homem de vinte faces conhece a jovem e muito determinada, Utako-chan. Filha de uma família com um exorbitante poder aquisitivo, Utako consegue ser até bem simples. Seu sonho é casar, ter filhos e um marido e até um cachorro e ao conhecer nosso pequeno ladrão logo depois de uma decepção amorosa, ela acaba decidindo que ele será o seu novo alvo de paixão e aí começa uma história bem interessante do relacionamento entre essas duas crianças. É algo muito bonitinho, porém, não falta seriedade. Apesar de ser um relacionamento infantil, Utako é uma mocinha de cinco anos muito centrada e sabe muito bem o que quer de sua vida, se esforçando para conseguir.

Durante a história, o ladrão de vinte faces tem que aprender a se conhecer mais e abrir seu coração para Utako, ao mesmo tempo que ele cuida muito bem de suas mães sendo um exímio cozinheiro e dono de casa, com todas as habilidades que se sonha encontrar na “mulher ideal” e também entender um pouquinho mais sobre sua origem.

010Não há muito o que dizer sobre a história pessoal, se você gosta de uma comédia leve em uma trama romântica um pouquinho complexa, recomendo muito fazer essa leitura, afinal, onde o ladrão de vinte faces irá chegar? Será que ele vai entender porque tem duas mães e um pai ausente? O que será de seu futuro com a determinada Utako? É possível que existe mesmo o tal do amor? Coisas que você só pode conferir, lendo!

━✦▪✩▪✦━━

O conceito de amor eterno através do mangá e suas tecnicalidades

Antes de partirmos para a parte bem crítica e explicativa da resenha, vamos parar um momentinho e conhecer o mangá físico. Como o possuo, irei mostrar os meus para vocês e se desejarem adquirir, já vão ter uma noção de como é!

Espero que tenham gostado do vídeo e sintam-se à vontade para entrar em contato caso desejem adquirir a obra física, ok?

Quando a CLAMP fala de amor, é sempre algo fora de ilusões. Suas histórias mais românticas conseguem ser bem pé no chão e com homem de vinte faces isso não é diferente. Os personagens constantemente apresentam ao leitor que o conceito de amor eterno e perfeito não é algo bonito, fofo e tranquilo. Enquanto ele ainda adora a imagem de que a mulher deve ser uma noiva perfeita e feliz, ele também aborda o lado de que para que uma relação dê certo e dure por muito tempo, ambos os lados precisam se esforçar, fazer concessões e inevitavelmente sofrer, sem esquecer que também devem ser fazer felizes.

4A ideia de que o amor eterno é uma coisa bem monótona e falsa é bem revisada durante a história, mas mesmo assim isso não significa que o amor não exista, ele só é apresentado da forma mais real possível. Eu fiquei bem reflexiva durante a leitura e no inicio até pensei em discordar de algumas partes, mas ao fim do mangá eu acabei pensando: Sim, é isso que um homem e uma mulher precisa para que alcancem algo eterno, mesmo que isso seja apenas um simbolismo.

Claro que aceitar e ainda mais, entender o amor que é apresentado nessa obra é algo que nem todos tem a maturidade e bagagem emocional para fazer, mas mesmo que você ainda não possua os requisitos, saiba que a mensagem que a história passa é algo que se deve guardar na lembrança, pois, será deveras útil em algum ponto da sua vida. Os seres humanos passam por experiências bem similares durante seu tempo aqui.

the_thief_with_20_faces_ch_03bp070_071Por fim, encerrando o assunto sobre as relações pessoais, também vemos que não é porque ele não é idealizado que não existe a fidelidade e lealdade, coisas de suma importância para que os sentimentos permaneçam vivos. As mães de Akira parecem ser irmãs gêmeas e se casaram com o pai de Akira, ou seja, era uma relação poligâmica, algo que não é muito bem aceito pelo mundo, mas nem por isso eles são pessoas que você não pode confiar ou que passam algum tipo de asco ao leitor. São mães carinhosas e um pai que por algum motivo, não pode estar com o filho, mas nem por isso deixa de fazer o seu papel, mesmo que apenas uma vez ao ano. Ele sente um amor genuíno pelas duas mulheres e isso é bem real e possível, por isso…tiro o chapéu para a CLAMP de novo.

thief_04A questão da família e amizade também é bem abordada, mas são coisas mais clássicas de se ver em mangás. O melhor amigo de Akira passa sua vida caçando o ladrão de vinte faces sem saber quem ele realmente é, mas será que afetaria a sua amizade se ele descobrisse que o objetivo de sua vida pode ser tão doloroso assim de cumprir? O sacrifício de uma amizade, é disso que se trata.

Também podemos apreciar diversos provérbios reflexivos através do médico da escola primária CLAMP, um divertimento sem igual!

Uma das coisas que fiquei curiosa e fui atrás é sobre a inspiração para esse ladrão tão educado, com uma vida muito boa onde nada lhe falta e que mesmo assim comete os roubos mais loucos, sempre avisando a polícia. Podemos ver esse ladrão em vários animes e mangás, me lembro bem que o mangá Mouse trata sobre isso. Pois bem, esse ladrão é inspirado em outro personagem fictício, chamado Arsène Lupin. Vocês podem conhecer mais sobre ele pesquisando pelo nome! Existem vários tipos de mídia a partir disso.

Quanto ao traço, ele é bem CLAMP, como deve ser. Apesar dos personagens serem bem altos, é um traço lindo e emocionante, sempre com um fundo muito bem trabalhado e a dose certa de humor em alguns quadros.

━✦▪✩▪✦━━

Conclusão

thief20faces_ch07_pg010_011

Sem muito mais a adicionar, já que falei bastante da leitura vertical do mangá, só posso dizer que é uma obra que nem todos vão conseguir apreciar e que é preciso ler com um pouquinho de atenção extra, com pausas para apreciar algus momentos.

Eu me diverti lendo e espero que vocês também possam.

Abaixo, deixarei os links para leitura do mangá, lembrando que vocês podem adquirir as edições físicas em lojas especializadas, livrarias e sebos, sem deixar de fora a própria loja da newpop!

Leia em PT-BR (incompleto)
Leia em Inglês (completo)

Muito obrigada por acompanharem a última resenha de 2016 e espero que tenham um fim de ano tranquilo! Até a próxima, devoradores~

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Resenha – O homem de várias faces (20 Mensou ni onegai!!)

  1. Indicação interessante Mrs Cunha, me atrevo a dizer que atiçou minha curiosidade para com tal obra.
    A Clamp possui uma sagacidade de abordar alguns temas até Tabus de forma sutil e bastante interessante, afinal ela sempre foi capaz de nos mostrar das maneiras mais singelas que o amor possui muitas faces. E pela sua resenha posso ter a certeza que ao me enveredar por tais páginas encontrarei exatamente isso.

    Obrigado e um excelente início de ano

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s