#TAG – 5 mangás que merecem ser publicados no Brasil [Aliança Globotaku BR]

Olá pessoal, como vão de domingo? Espero que estejam prontos para começar a nova semana com as minhas indicações de cinco mangás que devem visitar a terra da zueira! Quem sabe eu acerto algum, né?

Como parte da aliança Globotaku, essa tag está sendo feita por vários blogueiros e youtubers, então confiram o blog NEET que lançou a sua tag antes de mim e ao final do artigo, confiram a próxima pessoa f*da a dar a sua listinha!

O artigo vai funcionar de uma forma bem simples: Mostrarei qual o mangá, darei informações básicas, sinopse e o motivo pelo qual eu acho que ele deva ser publicado no Brasil.

5º lugar – Minamoto-kun monogatari

Título original: 源君物語
Demografia: Seinen
Gêneros: adulto, comédia, ecchi, harém, romance, vida escolar
Volumes e capítulos: 11 volumes (no país de origem), 209 capítulos (online)
Autor: Minori Inaba
Ilustrador: Minori Inaba
Ano: 2011
Editora: Shueisha
Serializado em: Shuukan Young Jump

Sinopse

Minamoto-kun Monogatari nos apresenta ao infeliz rapaz Minamoto que sempre teve uma carinha de menina e por isso sofreu muito na escola na mão das meninas, criando um trauma que atrapalhou completamente sua vida sexual (inexistente até o começo dessa coisa toda). Depois que o seu pai se casa novamente, Minamoto é expulso de casa e mandado para morar com sua tia, que se torna sua única esperança de molhar o biscoito 😉 A tia é fascinada por um conto japonês sobre um rapaz muito comedor (é bem assim mesmo) e decide utilizar o querido sobrinho num experimento onde ele deve repetir as facanhas de Hikari Genji.

Motivos para ser publicado aqui

Well, mangás de comédia erótica de qualidade fazem falta aqui. Até hoje me dói o coração saber que Futari H foi cancelado e que o único mangá que realmente acho digno de ler do gênero por aqui seja Love Junkies (que merece muito um relançamento, hein?). Minamoto agrada a todos os fetiches praticamente e a história não é apenas superficial, com evolução de personagens acontecendo e uma trama que se enrola e desenrola brincando com o coração do leitor.

Claro que nem tudo é flores, apesar de eu votar nesse mangá para lançamento, ele é longo, ainda está em andamento e a demanda aqui é quase nula. Espero que isso mude um dia!

4º lugar – Sakura-hime Kaden

Título original: 桜姫華伝
Demografia: Shoujo
Gêneros: Drama, fantasia, romance, histórico, sobrenatural
Volumes e capítulos: 12 volumes (país de origem), 32 capítulos (online)
Status: Completo no país de origem
Autor: Tanemura Arina
Ilustração: Tanemura Arina
Ano: 2008
Editora japonesa: Shueisha
Revista japonesa: Ribon

Sinopse

Sakura é uma princesa que vive sozinha com poucas empregadas em uma mansão escondida nas montanhas. Elas foi prometida em casamento para o príncipe do país desde o seu nascimento e detesta isso, querendo ser capaz de decidir o seu destino. No entanto, quando ela finalmente conhece o príncipe Aoba, conhece também a verdade sobre si mesma, sua família e seu destino cheio de miséria e passa por diversos problemas tanto como mulher quanto como guerreira.


Motivos para ser publicado aqui

Arina Tanemura é uma das pouquíssimas autoras de shoujo que eu acho relevantes para o cenário. Ela cria histórias interessantes, bem elaboradas e sempre com um toque sobrenatural, emocionando no seu traço sempre característico e nas suas histórias de tirar o fôlego. Sim, é um mangá que tem romance e é um mangá shoujo, mas apesar de manter as características básicas para a demografia, Arina sempre constrói histórias com personagens nos quais o leitor pode se espelhar em certos momentos. Trabalhando com tabus diversos e settings provocantes a mente do leitor e a muitos costumes de seu país, Arina não é uma das maiores autoras de shoujo a toa! Aqui nós temos Full moon wo sagashite e Gentlemen’s Alliance, mas acredito que shoujos como os de Arina são essenciais para o nosso público, acrescentam muito em sua leitura, oferece uma leitura vertical super recheada e colocam nossa cabecinha para pensar sobre os diversos obstáculos que ela impõe em suas tramas.

Sakura-hime Kaden tem tanta tragédia e romance quanto qualquer outro mangá da autora, mas graças ao seu toque realista nas histórias e um romance que não vai mover montanhas nem querendo muito (ou seja, mais pé no chão) e um fundo de intrigas a la game of thrones, com certeza esse mangá se sairia bem aqui no Brasil, onde a gente ama uma boa treta!

Um dos contras que temos sobre esta indicação é que não tem muita demanda nem dos fãs da autora, então incomodem muito as editoras!!

3º lugar – 3-gatsu no Lion

Título original: 3月のライオン
Demografia: Seinen
Gêneros: Slice of life, drama, comédia, romance
Volumes e capítulos: 12 volumes (país de origem), 126 capítulos (online)
Status: Andamento
Autor: Umino Chica
Ilustração: Umino Chica
Ano: 2007
Editora japonesa: Hakusensha
Revista japonesa: Young Animal

Sinopse

Um jovem chamado Kiriyama Rei, que perdeu sua família ainda criança, passa por muita solidão em seu caminho para se tornar um jogador profissional de shogi. Então, por conta do acaso, ele desenvolve uma relação com as três irmãs Kawamoto: Akari, Hinata e Momo e assim, pouco a pouco o seu coração vai sendo aquecido.


Motivos para ser publicado aqui

Sangatsu é um mangá de sucesso reconhecido, tendo sido indicado ao prêmio anual Taishou em 2009 e ganhando o prêmio de fato em 2011, além de ter ganho o prêmio de mangá Kodansha na categoria geral em 2011 e o grande prêmio cultural Tezuka Osamu em 2014. Para completar, a adaptação deveras recente em anime também fez um sucesso considerável entre os fãs brasileiros, cativando os espectadores e deixando boa parte dos leitores satisfeitos, fazendo sua demanda ser um pouco mais alta e tornando o título mais desejado no mercado Brasileiro.

Além de ser um comprovado sucesso, Sangatsu ainda é da demografia seinen e conseguiu cativar um público vasto pela abordagem centrada em slice of life, ou seja, trazendo muita identificação com leitores e não só os de idade relevante para a sua demografia, tornando assim mais possível uma venda mais alta caso o título dê o ar da graça por aqui. Eu acho bem provável que a JBC ou Panini anuncie Sangatsu a qualquer momento, mas não deve acontecer este ano e nem talvez ano que vem por estar em andamento. Se vier, será bimestral dado aos poucos volumes (para dar mais espaço até saírem outros volumes).

2º lugar – Chihayafuru

Título original: ちはやふる
Demografia: Josei
Gêneros: Drama, romance, vida escolar, esportes, slice of life
Volumes e capítulos: 34 volumes (país de origem), 185 capítulos (online)
Status: Andamento
Autor: Suetsugu Yuki
Ilustração: Suetsugu Yuki
Ano: 2007
Editora japonesa: Kodansha
Revista japonesa: Be Love

Sinopse (anbient.com)

Chihaya é uma bela garota que diferente das outras de sua idade não possui um sonho em especial. Ou melhor, não possui um sonho próprio. Seu desejo é ver sua irmã sendo uma modelo de sucesso, e não parece se incomodar com a idéia de apenas desejar o sonho dela sem se preocupar consigo mesma. Até que um dia um novo estudante chamado Arata diz que a menina precisa de um sonho próprio para estar bem consigo mesma. O sonho de Arata é se tornar um profissional de um jogo de cartas japonês (karuta), o que deixa Chihaya maravilhada e disposta a compartilhar esse sonho com Arata e mais um amigo, Taichi. Porém eles acabam se separando e se encontrando somente 4 anos depois, mas com muitas mudanças rodeando Arata. O que será que aconteceu? Quais foram os resultados de seus sonhos? O que o tempo proporcionou aos 3 amigos?

Motivos para ser publicado aqui

Sinceramente eu só posso acreditar que a parte japonesa não está querendo liberar os direitos pra ninguém, já que Chihayafuru é um anime de sucesso, mangá de sucesso e que conta com produções live action também que satisfizeram muitos fãs. Outro ponto importante é que ele mistura duas demografias em falta de qualidade por aqui: Josei e esportes. Chihayafuru é muito pedido pelos fãs aqui no Brasil, digo esse tipo de coisa baseado no que vejo pelas mídias sociais das nossas editoras e acredito que apesar de ser longo e ainda estar em andamento, é um mangá que só tem a dar lucros para as editoras e alegria aos fãs e novos leitores que entrariam em contato caso viesse para cá.


1º lugar – Hinamatsuri

Título original: ヒナまつり
Demografia: Seinen
Gêneros: Comédia, sci-fi, slice of life, sobrenatural
Volumes e capítulos: 12 volumes (país de origem), 69 capítulos (online)
Status: Andamento
Autor: Ohtake Masao
Ilustração: Ohtake Masao
Ano: 2010
Editora japonesa: Enterbrain
Revista japonesa: Fellows! e Harta

Sinopse

Tudo começa com uma noite super comum quando uma coisa muito estranha cai na cabeça de Nitta, um membro da Yakuza. Dentro do que ele descobre ser uma caixa, tem uma espécie de coisa em formato de ovo com…um rosto!! Nos primeiros momentos nosso membro da Yakuza simplesmente entra em negação e resolve que bebeu demais ou dormiu muito pouco e está vendo coisas, mesmo que o “ovo com rosto” tenha dito claramente para que ele apertasse o botão atrás. No outro dia, Nitta decide de livre e forçada vontade que vai apertar o botão e assim ele conhece Hina! Uma alienígena sabe-se lá de onde que está com fome, quer roupas e decide que ta mais que bom ficar por ali mesmo com o Nitta, que apesar de no início tentar se livrar muito dela, acaba acolhendo a garota (por livre e espancada vontade).

Ao decorrer da história, Hina vai causando um problema atrás do outro para Nitta e vamos conhecendo diversos personagens super distintos com cada problema bizarro que vai doer de tanto rir!

Motivos para ser publicado aqui

E como não? Se você gostou de Sakamoto desu ga, vai explodir de tanto amar Hinamatsuri! Cada vez que eu leio um capítulo novo chega a doer o rosto de tanto rir. Comédias seinens são bem cotadas por mim e acho que ainda estamos em falta no setor de comédias inteligentes assim como comédias nonsense que sejam realmente dignas de nossos olhos e nosso suado dinheiro. Hinamatsuri oferece com alguma porção de realidade, um setting completamente louco onde sabe-se lá por que motivo diversas aliens como Hina vão chegando e mudando a vida de várias pessoas, além de outros problemas que conhecemos de outros personagens com os quais não podemos nos identificar nem um pouquinho e por isso, podemos rir de suas tragédias e conquistas com mais vontade ainda! Infelizmente a demanda pelo mangá é super baixa, mas isso é pela falta de divulgação do título. Não tem nenhum scanlator traduzindo ele de modo corrido e ninguém costuma falar muito no título mesmo o conhecendo, mas acredito que seria um bom investimento para o mercado brasileiro. Caso esse mangá ganhe uma adaptação em anime, não dou nem um ano para vir para o Brasil, já que infelizmente o anime ainda dá mais visão para títulos por essas terras de poucos leitores assíduos.

Hinamatsuri tem tudo que é preciso na louca fórmula de rir até ficar sem ar, um plot conciso que apresenta evolução satisfatória dos personagens e do roteiro, um traço super bom e hilário e até momentos cativantes e dramáticos.

★★★

E chegamos finalmente ao fim da minha longa jornada por cinco títulos que merecem sair aqui no Brasil. Pra mim não foi complicado e sim, foi um prazer fazer este artigo. Como os leitores do blog já sabem, tenho a #TrazproBrasil onde também deixo minhas vontades profundas de investir uns reais em títulos legais. Claro que também coloquei duas obras que precisam sair aqui ASAP (sangatsu e chihayafuru) mesmo não tendo contato íntimo com elas.

A pesquisa para o artigo foi tranquila, mas redigi-lo acabou com meus braços, então espero que tenham gostado da minha #TAG e que compartilhem em tudo que é canto esse post!

Passo adiante essa tarefa divertida para a amiga Marina do canal O mundo da Marina!

Até a próxima, devoradores!

Esse post foi publicado em Mangá, TAG e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para #TAG – 5 mangás que merecem ser publicados no Brasil [Aliança Globotaku BR]

  1. Olá, sabia que iria sair boas indicações do teu blog. Você tem um gosto bem underground o que seria ótimo se essas obras fossem publicadas no Brasil, pois daria uma diferenciada.
    Minamoto-kun monogatari por exemplo é um titulo que eu imaginei a New Pop publicando. Já gatsu no Lion achei a cara da Panini.
    Também acho que seria legal uma republicação de Love Junkies no Brasil.
    Bom, amei o post. Irei postar o link dele na pagina do canal pra ajudar na divulgação. E também agradeço por participar do projeto.
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

    • Lízias C. disse:

      Obrigada pelo comentário e pelo elogio 😀 pode parecer underground, mas é só fora dos shoujos e battle shounens mesmo 😛

      Obrigada pela força na divulgação e sempre que eu puder contribuir estarei ajudando o projeto ^^

      Curtido por 1 pessoa

  2. marinaadg disse:

    3-gatsu no Lion é muito amor ♥ amei o anime *o* vai rolar segunda temporada ♥♥ gostaria muito de ler o mangá *-*
    Chihayafuru é um dos meus amores ♥ amo o anime e os live action ♥♥ queria de mais que o mangá fosse lançado por aqui ;~; espero que isso aconteça em breve *-*
    Os outros títulos parecem ser bem interessantes, irei depois coloca-los na lista de futuras leituras online ♥♥

    Curtido por 1 pessoa

    • Lízias C. disse:

      Obrigada pelo comentário! Sangatsu parece bem legal mesmo, apesar de eu não ter lido nem ele nem chihayafuru, acho que são obras necessárias aqui também. Tentei focar no que seria necessário e lucrativo para o mercado atual e dar uma variada nas demografias mesmo, fico feliz que tu possa adicionar novas coisinhas para ler!

      Curtido por 1 pessoa

      • marinaadg disse:

        Eu também não li eles, mas chihayafuru eu estou baixando o mangá pra ler. Mas antes tenho muitas coisas para ler no físico, só depois vou me focar nos online, se não eu me enrolo ainda mais HUAHUA
        Eu gostei bastante da suas indicações, acho que eles dariam muito certo por aqui ♥ pessoal só precisa diversificar na leitura HUAHUHA

        Curtido por 1 pessoa

    • Lízias C. disse:

      Precisa mesmo, o mercado ta ficando super repetitivo :/ e a maioria dos títulos que querem e infelizmente que vende são bem rasos.

      Curtido por 1 pessoa

      • marinaadg disse:

        Infelizmente ;-; eu adoro conhecer títulos desconhecido que saiem por aqui ahahahahaha tem bastante coisas legais. Mas para mais títulos assim virem o brasileiro preciso mudar o pensamento assim como aa editoras investirem mais em títulos fora da caixinha… Mas tb entendo o lados deles só trazerem títulos mais comerciais… Espero que o mercado se diversifique… 💜

        Curtir

  3. Jin Kun disse:

    Eu amei 3-gatsu no Lion!!! Também ficaria muito feliz em vê-lo por aqui, as outras indicações também são ótimas, parabéns pelo post. ^_^

    Curtido por 1 pessoa

  4. Gods Of Scans disse:

    O Mangá Do Minamoto-Kun esse sim eu queria ver aqui no Brasil, Um Bom Também é Skipe Beat!, Kare First Love e Angel Densetsu, Esses eu queria ver aqui no Brasil também^ ^.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s