Netojuu no Susume – Primeiras impressões [Sem spoilers]

Olá, Devoradores! O temido verão está chegando e se vocês não sabem ainda, já considerem-se informados que eu odeio calor e não funciono fora do frio! As resenhas vão continuar acontecendo, mas é muito provável que sejam postadas (e feitas) só a noite e atrasos também podem ocorrer por eu estar morrendo aqui.

Para hoje eu preparei esse webcomic engraçadinho que por acaso tem adaptação em anime. A recomendação foi do meu amigo chaotic neutral, Priest, e espero que quem ainda não conhece, curta!

Informações

Título original: ネト充のススメ
Tipo: Mangá webtoon
Volumes e capítulos: 2 volumes PdO, 7 capítulos online
Status: Andamento
Gêneros: Aventura, fantasia, romance
Mangaká: Kokuyou Rin
Ilustração: Kokuyou Rin
Ano: 2013
Editora Japonesa: Media Factory e NHN
Revista Japonesa: Comico Japan (NHN)
Link do mangá no Anime-Planet

Sinopse

Depois de trabalhar muitos anos em uma empresa e nutrir desgosto pelo mundo real, Morioka Moriko se torna uma NEET viciada em jogos online. Decidida sempre a começar novas aventuras, ela cria um personagem masculino em outro MMO e começa sua nova vida 2D como Hayashi.

2D > 3D?

Histórias que abordam o modo de vida dos NEETs a gente sabe que tem um montão, mas as que eu mais gosto são as que mostram os efeitos reais disso e as que tem um final onde o NEET se reintegra a sociedade e encontra a sua fatia de felicidade nesse mundo de m#rda. Como esse post é apenas sobre as minhas primeiras impressões, só posso esperar que Moriko saia dessa vida no final da história.

Os seis capítulos que eu li (o sétimo saiu agora) foram super introdutórios e não vemos quase nada da protagonista no mundo real, tendo apenas suas falas e pensamentos sobre Hayashi e o jogo. O roteiro parece bem simples e teve um início bem esperado e simples. Só depois de um tempo pensando sobre a história que eu pude criar um apego (pequenininho ainda) a ela, pois o potencial dela para entrar em algo mas fundo da trama não floresce de cara, requer um pouquinho de carinho do leitor. Um dos lados bons é que a maneira como é contada a história faz com que o leitor possa se colocar no lugar de uma pessoa que passou boa parte da vida em um emprego abusivo e sem condições de lidar com a realidade, acabou caindo no vício profundo pela internet e no caso de Moriko, games especialmente. A história segue com vários momentos engraçados onde as mínimas esperanças da protagonista são um pouquinho despedaçadas, mas as menores coisas a deixam feliz demais, como encontrar boas pessoas no jogo e fazer amizades com sua guild e especialmente a linda garotinha healer que a ajuda em suas dificuldades e lhe faz companhia, mas a vida é uma caixinha de surpresas. Eu nunca assisti o anime ou vi qualquer coisa relacionada e entendi o que vai acontecer com essa dupla, mas por enquanto, vamos falar do traço.

Sendo um webcomic, o mangá é todo colorido, o que é muito atrativo para os olhos e me cansa menos do que os mangás P&B aos quais estamos bem acostumados. A pintura das tiras é bem legal também, mas de novo, não sei sobre técnicas disso e aquilo, então eu deixo o ‘bem legal’ e adiciono um cuidadoso e atencioso como avaliação final.

E agora? Com seis capítulos não tem muito o que falar de personagens, nem conhecemos eles ainda! Se tu quer um motivo ou dois para ler Netojuu, eu diria que por abordar NEETs bem adultos (ela parece estar na casa dos 30 de acordo com o que falou sobre trabalhar 20 anos numa empresa) usando games como escape da realidade, muita gente pode se identificar. Você é NEET? Está desmotivado da vida? Quem sabe essa história te dê algum carinho literário, te faça ir pra frente ou quem sabe se está procurando uma história engraçadinha e interessante, encontre ali no Netojuu.

Foi ótimo derreter no notebook para escrever esse post para todos vocês, então o tratem com carinho e até a próxima! (mandem chuva, asap).

Anúncios
Esse post foi publicado em Postagens e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s