Resenhando: Jujutsu Kaisen

Olá, devoradores! Essa semana eu devorei todos os capítulos disponíveis de Jujutsu Kaisen e vim aqui compartilhar minha experiência com essa leitura.

Espero que estejam todos bem nessa terrível época do ano~

Vamos lá então!

Informações

Título original: 呪術廻戦
Tipo: Mangá
Volumes e capítulos: 7 volumes +, 87 capítulos +
Status: Andamento
Demografia: Shounen
Gêneros: Ação, fantasia, horror, vida escolar, sobrenatural
Mangaká: Akutami Gege
Ilustração: Akutami Gege
Ano: 2018
Editora Japonesa: Shueisha
Revista Japonesa: Shuukan Shounen Jump
Link do mangá no Anime-Planet

 

Sinopse (anime-planet)

Yuuji Itadora é seu típico adolescente, mas apesar disso sua força física é enorme! Todos os clubes de esporte o querem, mas Itadori preferiu ficar no clube de pesquisas de ocultismo. Um dia, o clube consegue pôr as mãos em um verdadeiro objeto amaldiçoado. A partir dali, Itadori teve que tomar uma grande decisão para salvar seus amigos e toda a humanidade.

Usuários de maldição, reúnam-se!

Bem-vindos a mais um daqueles shounens que quando tu piscar estarão extremamente na moda. Jujutsu já está super na moda, mas aqui no Brasil ele ainda não estourou, apesar de já ter sido inclusive anunciado pela editora Panini. Temos aqui um daqueles mangás shounen com tudo para ser um shounenzão*, mas que surpreendeu positivamente em todos os aspectos e se tornou uma batalha interessante e inevitavelmente trágica com meu tipo preferido de profissão: Exorcistas!

Em Jujutsu, algumas pessoas tem a habilidade de ver maldições, que são os conhecidos demônios. Essas maldições se formam de sentimentos negativos acumulados em diversos locais do planeta e claro, Tokyo é um dos lugares com maior número de maldições de rank alto. Para combater essas maldições, aqueles capazes de desenvolver habilidades de combate de diversos tipos são treinados na faculdade técnica de feiticeiros. Sim, a terminologia é um pouco atípica para um mangá sobre exorcistas e demônios, mas não leva nem 2 volumes pra se acostumar. O ponto é: através dessas habilidades de manipulação de energia amaldiçoada, os feiticeiros conseguem exorcizar as maldições e limpar o mundo de tais impurezas.

Claro, nem tudo são flores. Esse é um mundo banhado em negatividade, bem como o mundo real é. O mangá trabalha nos dias atuais e os aspectos globais de economia, cultura, política e religião se mantém como os nossos: eternamente em conflito, gerando muita negatividade. Não esquecendo o pessoal dos significados mais dramáticos e profundos, Jujutsu aborda bastante a questão de viver sem arrependimentos, a tênue linha entre o certo e o errado e se é realmente necessário ter um motivo real para fazer seu trabalho. Pra quem curte um mangá de ação, com muita porrada e diversas técnicas interessantes somado a conflitos entre estado-religião, fanatismo religioso, game of thrones de exorcistas velhos e chatos e muitas, muitas tretas, chegou até você essa postagem para agraciar seus dias com Jujutsu Kaisen.

Nosso querido protagonista é um bananinha na maioria das vezes. Para salvar seus amigos, ele engole (isso mesmo) um dos dedos da maldição mais foderosa de todos os tempos e agora se tornou várias coisas: uma bomba relógio, motivo de piada, motivo de medo, um humano sem cérebro (por ter comido uma maldição) e a maior esperança de derrotar tal maldição. No maior estilo World Trigger + Ga-rei, Itadori vai ser usado a torto e a direito, tendo sua cabeça posta a caça, sua cara dada a tapa e sua bunda…bem, acho que essa parte pelo menos está a salva. Enfim, todo mundo quer usar ele para alguma coisa e ele quer apenas ajudar as pessoas.

Temos claro, os elementos padrão de shounen. Amizade forte, apesar de não tão forte assim, nem fantasiosa, nem salvadora da pátria. Habilidades que exigem muito na hora H, apesar de muitas mortes, muitos erros por culpa do ego e muito, muito sangue vomitado. Romance! Claro…não, na verdade pelo menos ainda não, mas não vamos esquecer o antigo aliado recente vilão com mindset trevoso e objetivos que vão contra tudo o que há de “bom” no mundo.

Os personagens são muitos e bem característicos. Todos têm habilidades e naturezas diferentes e seus backgrounds vão sendo explorados ao longo da narrativa, que desenvolve num ritmo satisfatório, sem enrolar muito e sem lutas que duram quase três volumes. Seja qual for sua preferência por personalidade ou habilidade, encontrará! Essa mistura de personalidades e origens dá a obra uma pitada generosa de diversidade. As maldições não ficam atrás, tendo geralmente algumas boas páginas lhes descrevendo durante os combates, entre outras coisinhas que tu vai descobrir lendo.

No que diz respeito a arte, ela costuma ser um pouco mais bruta em diversas cenas e ilustrações coloridas, mas no geral é um traço muito bom que com o passar dos capítulos melhora mais ainda. Como é um mangá que tem muitas cenas de luta e elas são muito importantes para o desenvolvimento do plot e personagens, é importante que tenha fluidez, que seja fácil de entender como fulano está socando a porrada no beltrano e isso é tranquilo em Jujutsu. Houveram no máximo duas cenas que precisei olhar mais que um minutinho para entender melhor.

Como fã dessa temática, estou me divertindo muito lendo Jujutsu e a história tem muito potencial. Claro, esperamos que não seja prolongada excessivamente para termos um fim digno, mas quando a obra é muito popular, acontece bastante, infelizmente.

Se querem se emocionar, divertir e tentar desvendar todas essas maracutaias sobrenaturais e picuinhas religiosas, se juntem a mim em Jujutsu Kaisen!

Vejo vocês na próxima postagem~!

──────────────────────────────

*Shounenzão: Termo entre o pessoal br usado pra se referir aos shounens tipo one piece, fairy tail e etc que tem aquela característica do forte poder da amizade e companheirismo e com isso vencer qualquer obstáculo.

Esse post foi publicado em Mangá, Resenha, Resenhando e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s