Resenha: Summer Wars

artigo

Olá, devoradores~! Essa semana finalmente pude ler algum material novinho para vocês! A resenha de hoje fala sobre a adaptação em mangá de um filme muito popular e visualmente apaixonante: Summer Wars!

Se estão tão surpresos quanto eu sobre a existência desse mangá, ao folheá-lo (física ou virtualmente) irão ficar mais surpresos ainda! E muito satisfeitos!

Como sempre, quando eu falo sobre obras adaptadas inversamente peço que todos tenham a mente aberta, pois, em nenhum momento o mangá deixa a desejar em comparação ao filme e nem o oposto!

━✦▪✩▪✦━━

Informações técnicas

Título: サマーウォーズ
Gêneros: Seinen, drama, mistério, romance, sci-fi
Volumes: 3
Status: Completo
Roteiro original: Hosoda Mamoru
Roteiro do mangá: Sugimoto Iqura
Ilustradores(as): Sadamoto Yoshiyuki e Sugimoto Iqura
Ano: 2009
Editora: Kadokawa Shoten
Serializado em: Young Ace
Licenciado no Brasil? Sim
Editora: JBC
Ano: 2011
Preço: R$ 10,90

━✦▪✩▪✦━━

Sinopse

summer-wars-1240126Kenji é um garoto de 17 anos que ama matemática e possui um bico interessante: Ele e seu amigo Sakuma são responsáveis por parte da manutenção do mundo virtual chamado Oz. Em Oz as pessoas interagem através de avatares e é possível viver lá como se fosse a sua vida real, ou seja, é uma rede gigante utilizada pelo mundo todo para tratar de todo tipo de negócio, incluindo aqueles políticos e monetários.

No verão de seus dezessete anos a vida de Kenji vai mudar radicalmente, quando sua veterana Natsuki pede para ele realizar um grande favor, visitando sua família com ela no aniversário de noventa anos de sua avó.

O que ele não sabia é que seria apresentado como futuro marido de Natsuki! E para piorar, ele resolveu um código complexo de matemática que acabou corrompendo Oz e trazendo a tona uma A.I chamada Love Machine que ameaça a segurança do mundo!

━✦▪✩▪✦━━

Um pouco sobre a história

O mangá começa como sua típica história de romance unilateral. O kouhai admira a senpai popular do clube de kendô, mas nunca tem culhões para ir se confessar diretamente, tão pouco se aproximar muito dela. Eis que a senpai toma a frente e precisa de ajuda de algum garoto para a festa de noventa anos da chefe da família, uma antiga família de samurais por sinal, que apesar de acumular um número de derrotas incríveis em batalhas importantes na história do Japão, nunca desiste! O kouhai não consegue negar o pedido e os dois partem em uma viagem muito longa até o interior para a gigantesca residência de Natsuki e sua gigantesca, barulhenta e super unida família.

Essa é a palavra-chave dessa história: Família.

smangazone_scans_summer_wars_v01_ch002_pg010Muitos leitores podem não entender a importância dela ou apenas ignorá-la, mas até mesmo eu fiquei com certa inveja. Gostaria de ter uma família dessas mesmo que seja cheia de altos e baixos. Como todos sabem, famílias grandes tem problemas grandes e conflitos a torto e a direito, mas por sorte vocês não são o nosso protagonista, que sofre com a descoberta recente de ser o futuro marido de sua adorada senpai! Esse é o ponto de choque da trama, pelo menos o inicial. Enquanto nosso protagonista é tímido e sem confiança em si mesmo, seu coração transborda com gentileza e ele consegue ser um rapaz muito íntegro, fora que sua família não é unida desse jeito, então ele é jogado em um ambiente a anos luz de sua zona de conforto!

Qualquer equação matemática é mais fácil para ele que entender a gigante família de sua senpai, uma garota energética de 18 anos que apesar de ter mentido, só queria deixar sua velha avó (na verdade bisavó), muito feliz.

summer-wars-1727357A chefe da família Jinnouchi, Saeko, é uma senhora muito astuta e cheia de energia, que consegue comandar esta família em união perfeita, além de ser muito influente e íntegra, ela é uma senhora que parece inspirar talento em determinação em todos da família e todos que foram seus antigos alunos e hoje tem apenas cargos de alto nível na sociedade.

Então, além de ser jogado numa mentira e fora da zona de conforto, o quase representante do Japão nas olimpíadas de matemática precisa lidar com uma família cheia de homens muito capazes, com profissões de suma importância e até secretas! Policial, médico, bombeiro, serviço secreto da defesa Japonesa…essa família tem de tudo! Homens que protegem a sua família e a comunidade e mulheres com uma determinação de ferro!

Kenji precisa enfrentar vários obstáculos nessa família quando acaba resolvendo um problema matemático que quebra o mundo virtual Oz no meio. Uma A.I com sede de conhecimento está destruindo e controlando todos os aspectos do mundo, causando problemas e sofrimento em muitos locais e Kenji é dado como o culpado inicial.

summer-wars-1240354Do começo ao fim deste mangá, podemos observar como a palavra-chave inicial é o que impulsiona a história. Kenji se vê encorajado pela família de Natsuki e acaba evoluindo até se tornar de fato, digno de pertencer a ela.

Adaptado do filme, a história não deixa a desejar. Ela transmite a beleza, emoção e o sentimento de família (que não me canso de dizer) com perfeição. Os personagens são fiéis e cativantes e você vai se sentir mesmo em Oz e Nagano.

summer-wars-1240239Com muitos momentos de tensão e muita risada e principalmente muita união familiar, o mangá de Summer Wars nos contará o que o jovem Kenji, a família de Natsuki e a celebridade de Oz, King Kazma, vão fazer para deter a poderosa Love Machine.

Sem dúvidas, é uma leitura divertida e aconchegante que vai levar o leitor ao verão mais quente de sua vida!

━✦▪✩▪✦━━

Tecnicalidades do mangá de Summer Wars

Como eu possuo a edição física da resenha desta semana, não poderia deixar de mostrar a vocês como ela é, para que possam decidir se vale a pena adquirir.

Uma das coisas que me deixou felizmente surpresa foi que um dos responsáveis pelo design de personagens foi o nosso adorado Yoshiyuki Sadamoto, responsável pelo meu seinen favorito: Neon Genesis Evangelion. Os personagens tem uma vida quase palpável, pulam das páginas e nos capturam para dentro de seu mundo com um enredo cheio de emoções de diversos níveis, nos cativando com suas expressões e fazendo nossos corações palpitarem junto com essa grande família.

summer-wars-2031237A produção de Iqura-sensei também não deixa a desejar. Como eu disse no vídeo, até mesmo cenas que foram tiradas do filme por falta de tempo apareceram ali no mangá e vários momentos foram melhores desenvolvidos graças aos três volumes. Isso torna sem dúvida as duas obras, diferentes uma da outra. Podemos comparar, mas qual a finalidade? Assisti o filme e li o mangá e devo dizer que meu coração bateu pelos dois! Não senti como se visse uma reprise em papel do filme e nem que o filme perdeu sua força e beleza perto da leitura. Para os que gostariam de um desenvolvimento melhor entre Natsuki e Kenji, isso também acontece melhor no mangá e apesar de suas diferenças de roteiro, o direito de livre adaptação para Iqura-sensei é uma decisão elogiada no mangá pelo autor da obra original!

O mangá não é tão antigo e ainda é possível encontrá-lo em lojas especializadas e até mesmo sebos. Sempre tome os cuidados necessários ao lidar com mangás com esse tipo de papel também, é um papel mais delicado e precisa dos cuidados corretos!

━✦▪✩▪✦━━

Conclusão

summer-wars-2031149Ler Summer Wars me deixou com o coração acelerado e a imaginação voando. Quer coisa mais deliciosa numa leitura que isso?

Até mesmo eu que sou uma pessoa deveras reservada gostaria de passar um verão com essa família em uma linda casa antiga em Nagano.

Acho sempre importante como os mangás passam alguma lição e como Summer Wars foca os laços de família, o amor fraternal e a determinação necessária para fazer o bem a todos e proteger seus entes queridos.

É uma leitura sensacional que eu recomendo a todos que tenham apreciado o filme.

━✦▪✩▪✦━━

Como sempre, deixarei aqui links para leitura online.summer-wars-2031289


Leia aqui em PT-BR
Leia aqui em EN-US

E como bônus para os meus adorados leitores, deixo também links para o spin-off de Summer Wars que foca numa batalha entre King Kazma e…Queen Ozu! Infelizmente só encontrei em inglês.

Leia aqui em EN-US

Até a próxima resenha pessoal! Continuem devorando ~

Esse post foi publicado em Mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Resenha: Summer Wars

  1. Eu ainda não li o mangá, porém já sabia que a JBC tinha lançado no Brasil. Assisti o filme no extinto canal fechado TV Animax, vi ele dublado na época e adorei o filme. Logo depois procurei na internet a versão legendado para ter um comparação. O filme é muito envolvente, confesso que de inicio o personagem principal Kenji não me agradou nem um pouco, porém no desenrolar da história ele foi evoluindo de uma forma maravilhosa. Nota (8,5/10).

    Curtido por 1 pessoa

    • Lízias Cunha disse:

      Realmente o Kenji evoluiu muito bem ali, acho que ele precisava de um puxão da família da senpai dele pra pegar no tranco.

      O mangá tem uma ou duas diferenças do filme, uma delas sobre ele ser namorado ou noivo, nada que realmente influencie no rumo da coisa.

      Curtir

  2. khlçkkhjçç disse:

    O Anime foi dublado em português?

    Curtir

Deixe seu comentário