Mangás perturbadores para um ótimo outubro! Parte 1

Quando se fala em perturbador, medo, horror…que tipo de história vem a sua cabeça? Cada pessoa tem seus medos e o que afeta o seu subconsciente de melhor forma. O que tu consideras a nata dos mangás de terror? Ou se tu ainda não experimentaste esse gênero de mangá ou nunca achou algo que realmente te deixasse perturbado…well, é hora de ler esse artigo aqui do blog!

Tomie

Inicialmente era para ser um top 10 de horror de acordo com meu gosto, mas achei que falar de muitos mangás diferentes seria mais interessante, assim vocês podem se arriscar a tentar ler vários tipos de mangás.

Antes de começarmos de fato, vamos dar uma olhada no gênero de terror.  A construção desse gênero no Japão pode vir a variar de outros, mas o terror japonês tem inspirado a literatura e o cinema até hoje. Filmes como chamado fizeram sucesso em todo o mundo, baseado em mais uma história de fantasma japonês.

O que mais podemos notar em histórias de terror é que elas podem se dividir em dois tipos: violência física explicita, médio ou alto teor sexual e forte suspense e violência física não explicita criando um clima maior de suspense sobre o que aconteceu com a intenção de perturbar mais o leitor, e o terror psicológico que envolve menos sangue e muito mais mexer com a sua mente mesmo. Como eu não sou expert nisso, vamos deixar assim. Independente de qual tipo é, a maioria dos mangás de terror vão conter sexo. Acho que todo mundo também lembra do início de muitos filmes de terror, onde tem umas meninas siliconadas peladas praticando safadezas antes de morrer. Bom jeito de morrer, se me perguntarem…

Ainda antes de sair correndo para ler, é sempre bom saber um pouco de quem são os mangakás mais picas da galáxia nesse gênero. Assim como temos mestres do shounen e do shoujo, também temos do terror, d’uh! E ao meu ver, para tu perturbar um leitor com uma história, precisa ser bem perturbado por si mesmo. Quem curte Poe e H.P Lovecraft talvez concorde comigo 😉

Para mim e pro Paul Gravett isso começa com Kazuo Umezu, que teve seu nome transformado em um prêmio até. No mangá ‘Kami no Hidarite Akuma no Migite’ (A mão esquerda de deus, a mão direita do demônio), de 1987, Umezu cria uma atmosfera de terror opressivo com uma criança sendo tormentada por um par de tesouras mortais. O negócio é bem louco gente, confiram aí!

kami-no-hidarite-akuma-no-migite-261582

Achei o mangá aqui para quem quer dar uma olhada:
http://mangasaurus.com/manga/895/kami-no-hidarite-akuma-no-migite

O famoso Junji Ito também tem histórias imperdíveis! Tudo começou quando um conto seu ganhou o prêmio Umezu em 1987. A marca registrada de Ito são aspirais perturbadoras em todos seus contos. Hoje em dia Gyo é um dos mangás bem populares dele, que deu origem a um filme de animação também. Uma pena que ainda não temos obras do Ito no Brasil, mas é possível adquiri-las online. Outras obras dele que são bem conhecidas e populares são Tomie e Uzumaki.

uzumaki_vol01_ch03_the_scar_m_s.uzumaki_v01_100-620x400

Leia Tomie: http://centraldemangas.org/mangas/info/tomie
Leia Uzumaki: http://centraldemangas.org/online/uzumaki/001#1
Leia Gyo: http://yesmangas.com/manga/gyo

E por último nesta parte do artigo, não podemos deixar de falar de Hitosi Iwaaki, o criador dos monstros que usam humanos de hospedeiros em Parasyte, que está sendo publicado no Brasil pela JBC nesse exato momento!! Corre lá pra comprar, porque esgota MEGA rápido!!

Iwaaki recebeu o kodansha manga award por Parasyte em 1993, e as histórias dele são mais ficção cientifica + terror, o que não deixa de ser foda!

parasyte_chomp1

Leia Parasyte: http://centraldemangasxxx.com.br/online/kiseijuu/001#1

É claro que existem muitos mangaká excelentes do gênero de horror e eu quero que vocês busquem conhecer eles também. Indicando os mais populares e reconhecidos não quer dizer que vocês têm que ir ler. Se esse não é o teu tipo de terror, não tem nada de errado nisso lembram? Encher os pacovás de alguém para ler algo só porque foi escrito e etc por alguém bem reconhecido no meio é muito insuportável e muito ERRADO também! Forçado só aceito dinheiro grátis (e olhe lá, vai que venha amaldiçoado?!).

Seguindo agora farei diferente. Vou deixar uma imagem, link e resuminho do mangá para vocês. A próxima parte do artigo vai tratar de ero-gore horror!

ito collectionPara quem quer ler um monte de histórias em massa, aqui vai uma coletânea de contos do Junji Ito, o Kyoufu collection.

jisatsu_circle001-04Um dos que eu vejo serem muito comentados na page é o Jisatsu Circle, que é mais um horror psicológico como havíamos falado antes.
Leia aqui

Jisatsu Circle é um mangá baseado no filme homônimo, escrito e dirigido por Sion Sono. A princípio, o mangá deveria seguir a mesma história, mas Sion Sono pediu para Usamaru Furuya adaptá-lo à sua própria versão, o que resultou num roteiro muito mais fácil de entender.

Jisatsu Circle é um mangá que explora o tema responsável pela décima maior causa de morte no mundo: SUICÍDIO! Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, sendo que o Japão ostenta um dos maiores índices do mundo. O mangá possui uma história dramática (obviamente), profunda e um ótimo roteiro.

A história começa com a mesma cena de abertura do filme, onde 54 garotas cometem suicídio em massa pulando na frente de um trem em movimento!

fuan-no-tane-2731365Fuan no Tane e Fuan no Tane plus são uma excelente pedida de contos super curtos que vão te perturbar!  Leia aqui: http://centraldemangas.org/online/fuan-no-tane/001#1

doubtDoubt é um mangá de horror psicológico e também foi lançado no Brasil, é muito legal!

Um jogo chamado ‘Rabbit Doubt’ torna-se extremamente popular no Japão. Nele, todos participantes são coelhos e entre eles é escolhido aleatoriamente um “lobo”. O qual mata um a um dos coelhos. O objetivo do grupo é descobrir quem é o lobo entre eles.

Certo dia, um grupo de jovens jogadores resolvem se encontrar. Um deles resolve se tornar o lobo e transformar o jogo em realidade. Eles irão descobrir quem é o lobo antes que todos morram?

Leia aqui: http://yesmangas.com/manga/doubt

cossette

COSSETTE NO SHOUZOU: Eiri Kurahashi é um estudante de arte, que trabalha em uma loja de antiguidades. É lá que ele desenvolve uma estranha obsessão. Ele se vê em fascinado pelo quadro de uma garota da era vitoriana chamada Cossette. A lenda do quadro diz que quem quer que o possua morre de formas bizarras, mas ainda tem mais! A história conta que Cossette foi selvagemente assassinada por seu amante, que também era o pintor do quadro e quando um novo dono dele quase morre, Eiri decide se envolver…e Cossette decide falar com ele.

Leia aqui: http://www.mangahere.co/manga/cossette_no_shouzou/

Eu adoraria me prolongar muito mais, mas eu só abro as portas, e vocês curiosos leitores de mangá podem escancarar o vasto acervo de terror por aí. Já podem começar o aquecimento de outubro, né? Não se esqueçam, vocês nunca estão sozinhos e acender a luz não assusta os fantasmas ❤

Anúncios
Esse post foi publicado em mangá, Resenha e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s